Cineclube de Itu promoveu, no último sábado, o Encontro Regional de Cinema
Representantes de diversas cidades compareceram, no último sábado (18), para o “Encontro Regional de Cinema” promovido pelo Cineclube de Itu em parceria com o ICine – uma rede formada por cineastas, produtores e exibidores do interior do estado de São Paulo.
Com a participação das cidades de Itu, Sorocaba, Itapetininga, Tietê e Salto, o mote do encontro foi o fortalecimento da cadeia audiovisual do interior paulista que vem crescendo, se manifestando, e está abrindo caminhos para ações conjuntas, com percepções sobre as leis de incentivo para que sejam adequadas e bem direcionadas em cada cidade, de forma justa, a favor de um cinema autoral de qualidade, que agregue produtores locais e que se eleve cada vez mais no cenário audiovisual nacional.
Durante o debate foram colocados os problemas enfrentados em cada cidade, o panorama para uma organização evolutiva, e reflexões sobre os caminhos futuros para o cinema autoral. Dentro deste panorama, o encontro que aconteceu no Cila – Centro Ituano de Letras e Artes – foi ilustrado com exibições de curtas trazidos de cidades que fazem parte da região metropolitana de Sorocaba.
O Cineclube de Itu, que representa a cidade junto ao ICine, tem participado ativamente como coletivo independente, na cultura audiovisual com exibições de filmes, proporcionando a cada exibição, roda de conversa que possibilita a análise e aprofundamento dos filmes, de forma gratuita para o público.
Atua também no segmento de oficinas, workshops, produções de curtas e distribuição de filmes. O Cineclube de Itu tem o apoio da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, que disponibiliza local e equipamentos para as exibições.
Filmes exibidos:
“O Eremita recebe visitas”, direção de Rafael Chiafarelli – (Itu)
“Cada um na sua piscina”, direção de Stefanie Klein – (Itu)
“Lobotomia”, direção de Carlos Vinícius – (Salto)
“Lobo”, direção de Giovani Beloto – (Tietê)
“O sofá”, direção de Estela Andrade – (Sorocaba)
“Terra(s) Rasgada(s)”, direção de Bruno Lotelli – (Sorocaba)
“Cartas da loucura”, direção de Cleiner Miceno – (Sorocaba)