Espaço Acadil: Quaresma, ação de se renovar o amor sublime

Poeta Sidarta Martins
Cadeira nº 20 | Patrono Luiz Gonzaga Moraes

Nesta quaresma, em especial, devemos nos preparar adequadamente para a Páscoa que se aproxima.

É um dos mais importantes, e propícios, períodos do ano para entrarmos em contato com o renascer do humano, protegido pelo divino, levando-nos à reconstrução, à origem, apoiada no bem e no amor que nos conduz, a todos nós, a dias melhores, de mais compreensão, de maior aceitação de nossos semelhantes, e, principalmente, de nós mesmos, à compreensão de como a vida não passa de uma quimera.

Páscoa é renovação e renovação significa mudança de atitude, mudança de pensamento, limpeza da alma, no sentido de que precisamos, a cada ano, deixar para trás tristezas acumuladas, coisas mal resolvidas, amarguras infindas.

 O mundo de hoje pede que sejamos mais práticos, mais diretos na ação, mas na ação do bem, da bondade, da amizade verdadeira, da alegria em encontrar-se, mesmo que à distância, com outra alma.

Todos somos parte de uma única célula, a Célula Mater, que deu início a tudo. Embora não compreendamos bem isso, podemos sentir, se nos deixarmos sentir.

Nesta quaresma precisamos construir uma linda Páscoa, uma Páscoa de renovação do amor cristão, uma Páscoa que nos leve para o novo, o novo dia que surge, a nova manhã raiada.

De repente a alma se enche de uma alegria infinda

O coração se enche de um amor sublime, encantado

E os dois, alma e coração, coração e alma

Saem do corpo, onde não mais cabem

Para alçar voos infinitos, infindos

Voam juntos!

Um, material, vida pulsando, vida em movimento

Outra, faísca divina, iniciando uma fogueira

Uma fogueira também divina

Falando-nos da renovação da Páscoa

Da renovação eterna de cada um de nós

Em um mudar constante, vibrante

Acompanhando o vibrar do coração

Transformando nossos dias

Transformando e aperfeiçoando nosso ser.

A Páscoa é um dos mais importantes, e propícios, períodos do ano para entrarmos em contato com o renascer do humano, protegido pelo divino, levando-nos à reconstrução, ao retorno à origem, apoiada no bem e no amor que nos conduz, a todos nós, a dias melhores, de mais compreensão, de mais aceitação de nossos semelhantes, e de nós mesmos.

De repente a alma se enche de uma alegria infinda, o coração se enche de um amor sublime, encantado. E os dois, alma e coração, coração e alma saem do corpo, onde não mais cabem para alçar voos infinitos, infindo.

Um, material, vida pulsando, vida em movimento. Outra, faísca divina, iniciando uma fogueira, uma fogueira também divina.

Falando-nos da renovação da Páscoa

Da renovação eterna de cada um de nós em um mudar constante, vibrante, acompanhando o vibrar do coração, transformando nossos dias, transformando e aperfeiçoando nosso ser.