Cinerama: A Mulher Rei

Viola Davis é a força motriz de “A Mulher Rei” (Foto: Divulgação)

The Woman King, Drama/Ação, 2022
Direção: Gina Prince-Bythewood | Em cartaz no Cine Plaza

Nota: ★★★★

Viola Davis entrega muito em “A Mulher Rei”, épico inspirado em fatos reais que chegou aos cinemas nesta semana. O filme mostra a força da guarda real de um reino africano, formada apenas por mulheres. E a comandante Nanisca vivida pela vencedora do Oscar transmite todo esse poder das Agojie, como são conhecidas as guerreiras.

O longa-metragem dirigido por Gina Prince-Bythewood se passa nos anos 1800, e explora ainda a relação entre africanos, europeus e brasileiros com o mercado escravocrata da época.

A trama de “A Mulher Rei” é simples e o roteiro vai no básico. Em alguns momentos eu achei que faltou maior aprofundamento em alguns conceitos e personagens para criar mais identificação com o espectador. Mas o que empolga mesmo é a vitalidade do elenco (majoritariamente composto por mulheres pretas) e as cenas de ação que não deixam a desejar para nenhum filme da Marvel.

O drama também está presente na obra, com Viola novamente sendo o destaque. Ela apresenta uma Nanisca guerreira, amiga, mulher preta empoderada e também mãe. Todas as facetas da personagem são bem destacadas pela grande atriz, que é a força motriz do filme.

“A Mulher Rei” não é perfeito, mas é uma obra de impacto e extremamente necessário para os dias de hoje, em que a representatividade é tão necessária. Vale a pena conferir – e refletir.