Cinerama: Asteroid City

Scarlett Johansson vive uma atriz em uma fase conturbada da carreira (Foto: Divulgação)

Comédia/Drama, 2023 | Direção: Wes Anderson | Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 1h45 | Será exibido dia 22 no Shopping Jaraguá

Mais um filme excêntrico e meticulosamente pensado pelo cultuado diretor Wes Anderson chega às telonas. Aclamado na última edição do Festival de Cinema de Cannes, “Asteroid City” acompanha a rotina de uma cidadezinha estadunidense em que uma visita inusitada, para dizer o mínimo, chega. Mas tudo não passa de uma peça teatral, com o espectador acompanhando o que ocorre no palco e também nos bastidores da produção.

Essa dinâmica é interessante, especialmente com a marca nada convencional do diretor. A relação entre as personagens é outro ponto de destaque no filme, que tem a inconfundível marca registrada do diretor do premiado “O Grande Hotel Budapeste”. Seus cenários práticos, sua paleta bem demarcada e seus cortes e diálogos que bebem da fonte da nouvelle vague francesa contrastam com a maioria das obras lançadas no circuito comercial atualmente.

Com um elenco recheado de astros, o grande problema do filme acaba sendo dosar todos eles em cena – no elenco estão nomes como Scarlett Johansson, Tom Hanks, Edward Norton e Margot Robbie, entre outros. Esse “inchaço” também se reflete nos vários temas que são abordados, como relacionamentos, luto e a própria existência humana. Visualmente impressionante como toda obra de Anderson, “Asteroid City” vai além da estética e apresenta uma história genuinamente interessante.

Nota: ★★★★