Cinerama: Emancipation: Uma História de Liberdade

Will Smith tem grande interpretação em filme com tema forte (Foto: Divulgação)

Emancipation, Drama, 2022
Direção: Antoine Fuqua | Duração: 2h12 | Classificação indicativa: 16 anos | Disponível no Apple TV+

Nota: ★★★★

No novo lançamento da Apple TV+ (que sempre tem poucas, mas boas novidades), Will Smith interpreta Peter, um homem escravizado durante a Guerra de Secessão nos EUA que faz de tudo para escapar dos seus “donos” e voltar para sua família. Boa parte do filme, que é inspirado em uma história real, mostra a jornada de sobrevivência do protagonista, que arrisca sua vida por mais de uma vez em busca de liberdade.

Apesar de contar uma história que já foi retratada várias vezes nas telonas, “Emancipation” aborda um tema que deve ser discutido sempre – ainda mais quando se consegue mostrar o terror da escravidão com uma produção potente e bem feita, apesar de apelar para o drama piegas em certos momentos.

O diretor Antoine Fuqua (de “O Protetor” e “Dia de Treinamento”) mostra todo seu talento atrás das câmeras e entrega uma obra visceral e com uma assinatura marcante. As cenas de combate são extremamente bem filmadas e o uso da paleta sem saturação, quase um preto e branco, reforça a crueza das situações.

E o que falar da atuação de Will Smith? O astro entrega uma performance muito melhor do que em “King Richard”, que rendeu o seu primeiro Oscar. Vamos ver se toda a polêmica após o tapa em Chris Rock na cerimônia deste ano vai ou não interferir numa possível nova indicação na premiação do ano que vem…