Cinerama: Folhas de Outono

“Folhas de Outono” é um filme finlandês de comédia dramática dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki. O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. 

Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos – mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.

Neste belo filme, Aki Kaurismäki presta uma homenagem ao modo de fazer cinema do passado em um filme singelo e cadenciado, que se revela ser muito mais do que aparenta. As atuações são bem dosadas, ora mais exageradas, ora mais contidas. De fundo, além da excelente trilha sonora, o rádio traz notícias sobre a guerra na Ucrânia. Para mim, uma forma que o diretor e roteirista teve para denunciar os descasos do conflito e clamar por mais amor. 

“Folhas de Outono” é, em sua essência, a história de duas almas solitárias que se esbarram por acaso e que acabam sofrendo desencontros. E são nesses infortúnios da vida que o amor deles floresce. Com boas doses de um humor leve e inteligente, o filme tem um frame mais bonito que o outro, trazendo todo o charme e encanto que esse romance merece.

Nota: ★★★★