Cinerama: “Não! Não Olhe!”, a nova grande produção de Jordan Peele

O vencedor do Oscar Daniel Kaluuya é um dos destaques do filme (Foto: Reprodução)

Nope, Terror/Ficção, 2022
Direção: Jordan Peele | Em cartaz no Cine Plaza

Nota: ★★★★

O novo filme de Jordan Peele mostra que o diretor é mesmo um dos grandes talentos dessa geração. Com uma trama cheia de signos e mensagens, “Não! Não Olhe!” é interessante do começo ao fim, provocando reflexões sem deixar de lado o ato de entreter.

O longa-metragem acompanha os irmãos Haywood, que trabalham como domadores de cavalos usados em gravações de TV e cinema. Um deles, OJ (vivido pelo vencedor do Oscar Daniel Kaluuya), testemunha um acontecimento bizarro em seu rancho, e depois percebe que envolve uma possível ameaça alienígena.

Assim como em “Corra!” e “Nós”, outros filmes de Peele, o perigo sobrenatural/espacial carrega vários sentidos e metáforas, o que dá pra ficar horas falando sobre. Só para se ter uma ideia, o filme fala, entre outros temas, sobre negritude e a atual situação da indústria do entretenimento.

Com uma interessante e muito bem filmada história, que carrega tensão e suspense do começo ao fim, o filme ainda brilha pelo elenco enxuto, mas eficiente – destaque para Keke Palmer, que vive a irmã de OJ, e Steven Yeun, interpretando o dono de um parque de diversões vizinho ao rancho dos irmãos.

Também gosto como “Não! Não Olhe!” envereda para outros gêneros além dos que se propõe, indo do terror à comédia, da ficção ao drama. Ponto para a versatilidade de Peele, que se consolida como principal nome do cinema autoral estadunidense da atualidade.