Cinerama: Shazam! Fúria dos Deuses

Zachary Levi vai bem nos momentos de humor em “Shazam” (Foto: Divulgação)

Shazam! Fury of the Gods, Aventura, 2023 | Direção: David F. Sandberg | Duração: 2h10 | Classificação indicativa: 12 anos | Em cartaz no Cine Plaza

A nova aventura de Shazam (personagem da DC Comics) nos cinemas é tão despretensiosa quanto a primeira, lançada em 2019. “Shazam! Fúria dos Deuses” traz consigo os problemas comuns das continuações, como a necessidade de ser melhor que o original e o inchaço de novos personagens. Quer abraçar tudo, ser maior do que de fato é.

Mas o filme dirigido por David F. Sandberg acerta justamente quando se reconhece como uma aventura menor dentro do Universo DC (que, aliás, vai ser completamente reformulado em breve com “The Flash”, colocando em xeque até mesmo a continuidade da história de Shazam dentro dessa franquia).

Na trama, Billy Batson (Asher Angel na versão adolescente e Zachary Levi na versão crescida) e seus irmãos adotivos – agora com superpoderes – precisam derrotar três supervilãs conhecidas como Filhas de Atlas, que querem encontrar um cajado mágico e recuperar o poder do pai. Em meio a isso, os aprendizes de super-heróis terão de enfrentar diversos desafios para salvar o mundo, além de entenderem o valor da união e da família. Esse ponto me agradou bastante.

Um dos acréscimos no elenco é da grande Helen Mirren, que vive a vilã Hespera. Mas o que poderia ser um dos grandes trunfos do filme se torna num defeito, já que a renomada atriz pouco é aproveitada – problema, talvez, do já citado inchaço de personagens. O roteiro raso e a trama previsível também prejudicam, mas o longa tem momentos bem divertidos e está longe de ser a bomba anunciada por muitos. Vale a pipoca.

Nota: ★★★