CIS aponta que clima influenciou no funcionamento do rodízio

Após alguns dias de relativa “tranquilidade” com relação ao rodízio de abastecimento de água, sem muitas ocorrências de reclamação de não cumprimento do mesmo (que funciona atualmente no sistema 24h/48h), os moradores de Itu voltaram a relatar falhas.

Nesta semana, a redação do JP recebeu mensagens de leitores dos bairros Potiguara e Jardim Eridano, que relataram estar dias sem água nas torneiras. “Não recebemos água no bairro desde o dia 15/09. A CIS, ao ser questionada em qualquer dia, sempre responde de forma padrão que o caminhão-pipa passará naquele dia, porém, neste período, vieram apenas 2 caminhões e abasteceram apenas 2 ruas do bairro, deixando todos os outros moradores sem água nenhuma”, relatou um leitor do Eridano.

Ainda segundo ele, os moradores não têm mais a quem recorrer. “Óbvio que entendemos a necessidade de rodízio, mas esse abandono durante dias é desumano. Pedimos apenas que a CIS cumpra sua parte, fornecendo água nos dias acordados, ou seja, nada além de nosso direito”, cobra o morador, que pediu para não ser identificado.

A reportagem do JP procurou a CIS – Companhia Ituana de Saneamento, que informou que o clima instável influenciou no funcionamento rodízio desta semana. Segundo a autarquia, o aumento repentino das temperaturas provocou incremento acima da média do consumo de água. “Com isso, novos ajustes foram necessários para manter o abastecimento da população”, diz a CIS.

“Cientes das dificuldades em alguns imóveis localizados nas ‘pontas de rede’, intensificamos o trabalho com caminhões pipa para deixar o abastecimento em dia, conforme cronograma. Os motoristas são orientados a abastecer todos os moradores da rua da qual está o veículo, mesmo que faça mais viagens”, prossegue a autarquia.

A CIS também informou à reportagem que, neste momento, não são necessárias alterações do sistema de rodízio. “Reforçamos o pedido de consumo consciente da população e também o não uso de bombas ligadas na rede de distribuição. O equipamento prejudica a pressurização da rede e compromete o abastecimento de vizinhos. Multas serão aplicadas para estes casos”, finaliza.

2 comentários em “CIS aponta que clima influenciou no funcionamento do rodízio

  • 25/09/2021 em 12:35
    Permalink

    NO BAIRRO ONDE EU MORO ( BAIRRO BRASIL) NOS DIAS QUE SERIA PARA CHEGAR ÁGUA NÃO CHEGA NEM NO CAVALETE.
    ESTÃO FAZENDO A TROCA DA TUBULAÇÃO DO BAIRRO, MAIS CERTEZA QUE NÃO TEM FISCALIZAÇÃO!
    QUANDO CHEGA ÁGUA (QUE É MEIO RARO) NÃO TEM PRESSÃO!
    PORQUE A CIS NÃO FURA POÇOS ARTESIANOS EM TODOS OS PONTOS MAIS ALTOS DA CIDADE COM BOMBA SUBMERSA E COM CAIXAS DE ÁGUAS PARA ABASTECER A CIDADE VIA GRAVIDADE EM TODOS OS PONTOS DA CIDADE?

  • 26/09/2021 em 06:23
    Permalink

    vergonha

Os comentários estão desativados.