CIS reforça necessidade da água de chuva não ser direcionada para rede de esgoto

Nas últimas semanas, Itu tem passado por períodos de chuvas intensas que favorecem a recuperação dos mananciais que abastecem a cidade. Contudo, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento, destaca que o alto índice pluviométrico também resulta em mais problemas de entupimento e vazamento de esgoto. Isso acontece pois diversos imóveis possuem ligações clandestinas entre a rede de drenagem pluvial (água de chuva) e a rede de coleta de esgotos das casas, prédios, estabelecimentos comerciais ou industriais.

>>> Leia aqui o material informativo já divulgado pela CIS!

“Água de chuva não é esgoto. No entanto, alguns imóveis de Itu fazem o despejo de esgoto na rede de água pluvial, que pode causar poluição de mananciais. Ou o caminho inverso: despejam água pluvial na rede de esgoto. A prática causa danos graves às tubulações de esgoto da cidade, que não resistem ao aumento de vazão com as chuvas. Como consequência, os casos de estouro nas redes, vazamentos e obstruções aumentam neste período”, explica o superintendente da CIS, Reginaldo Santos.

A CIS reforça a importância da população verificar se seus imóveis possuem tubulações separadas e/ou fazer as devidas correções para evitar problemas futuros. Imóveis com tubulações de água de chuva ligadas de forma irregular nas redes de esgoto podem ser notificados.

Óleo e lixo no esgoto – Outra medida já adotada pela CIS para preservar a rede de esgoto da cidade foi estabelecer uma parceria com a COMAREI – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu para divulgar mais amplamente as suas atividades de coleta de óleo e itens recicláveis. Com isso, a autarquia municipal esperam reduzir entupimentos na rede coletora de esgoto causados no sistema pelo descarte inadequado de óleo de cozinha e objetos diversos.