Com salas e projeções de última geração, o Cine Araújo completa 97 anos de história

Sala do Cine Araújo do Plaza Shopping Itu (Foto: Arquivo)

Completando 97 anos em 2023, o Cine Araújo faz parte da história do cinema no Brasil. Atualmente a empresa é a terceira maior rede cinemas do país, ficando atrás da americana Cinemark e da mexicana Cinépolis. A companhia, que se orgulha de ser totalmente brasileira, está sediada na cidade de Botucatu e possuí 28 cinemas, presentes em 26 cidades e 10 estados, com parque exibidor composto por 154 salas.

Preocupada com o bem-estar dos clientes que amam cinema, a empresa está sempre investindo no que há de mais moderno em termos de conforto dos cinéfilos como também nas mais modernas tecnologias e formas de exibição. Suas salas dividem-se entre os estilos Multiplex Stadium, Max Screen, Full HD, Vip e Premium todas com projeção digital de última geração, podendo ser 3D, Laser, Laser 3D e Dolby Atmos. Um bom exemplo disso, é a Sala 1 Max Screen, de Campinas, que têm tela gigante com aproximadamente 286 m², uma das maiores da América Latina.

Apesar dos dois anos comprometidos pela pandemia, segundo publicação da Ancine, no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), em relação a 2021, o público cinematográfico total (95,1 milhões) cresceu 82% em 2022, enquanto a renda total (R$ 1,8 bilhão) aumentou 98,8%. Já o parque exibidor encerrou 2022 com 3.401 salas abertas — um crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, chegando a um patamar bem próximo ao de 2019 (3.507 salas). Em comparação com 2019, por sua vez, os números de 2022 representam uma queda de 46,5% no público total e de 35,4% na renda total. Mesmo assim, 2023 já demostra uma aceleração da retomada do público aos cinemas.

A constância dos cinéfilos nas salas exibidoras, apesar dos canais de streaming e das previsões apocalípticas que apontavam o fim iminente da era das salas cinematográficas, demonstra que ir ao cinema, com horário marcado, é uma ótima maneira de deixar todo estresse do dia a dia e as preocupações de lado. É uma maneira de se entregar a uma história com magia única, que oferece uma sensação particular inexplicável e não se compara a TV da sala ou do quarto (com inúmeras distrações) e nos leva a sair para espairecer, sabendo que, no escurinho do cinema, você não está sozinho. Segundo o Cine Araújo, para que essa experiência seja potencializada, seus complexos são frequentemente atualizados em termos da qualidade das imagens, tamanho das telas, dos melhores atributos de som e da comodidade na arquitetura das salas.

O Cine Araújo foi fundado em 1926, como a distribuidora de filmes Cinematográfica Araújo Passos, na cidade de Botucatu, através dos empresários Azor de Araújo e João José Passos. Na época, o município abrigava um importante entreposto ferroviário, por onde passavam duas estradas de ferro que atendiam a três estados, por isso, importantes empresas distribuidoras norte-americanas, como Warner e Paramount, abriram escritórios na região. No ramo de exibição, a empresa começou a atuar em 1946, abrindo salas nas cidades de Tietê/SP, Apucarana, Cornélio Procópio e Maringá/PR, deixando a distribuição em 1970, quando já era administrada por Gilberto de Araújo e Ronaldo Passos, membros da segunda geração das famílias.

Em 1996, houve uma divisão societária que originou na Cinematográfica Araújo, que hoje é conhecido como Cine Araújo. A empresa cresceu rapidamente, abrindo complexos em diversos estados, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. De olho na fidelização de clientes, o Cine Araújo está sempre investindo em atualizações e melhorias tanto no conforto e qualidade das suas salas, como também na bombonière, trazendo aos seus clientes produtos de boa qualidade como: pipoca importada de diferentes tamanhos e várias opções de refrigerantes.

Para dar acesso à cultura para toda a população, a rede tem uma sala VIP, no bairro paulista de Campo Limpo, que vende ingresso abaixo do valor para cinemas neste padrão e, eventualmente, realiza exibições adaptadas a autistas. Além disso, sempre pratica preços acessíveis e faz regularmente a promoção regional “Todos Pagam Meia” (com datas pré-estabelecidas para todos os dias da semana) válida para todas as salas, como a que está acontecendo agora em Campinas, interior de São Paulo.