Como criar ambientes tropicais em sua casa com plantas e árvores
A palmeira é mais escolhida para áreas externas por dar a sensação de espaço litoral
Gabriela Prado
Quem nunca quis ter um jardim de filme, com todas aquelas plantas, vasos grandiosos e muitas árvores bonitas? As áreas externas, tanto em casas como em apartamentos, pedem por elementos naturais e plantas – podendo ser artificiais ou naturais. Pedras – grandes, médias ou pequenas – também ajudam o ambiente a ser incorporado como um espaço mais florestal.
É importante ressaltar que o paisagismo pode ser bem mais sofisticado ou bem mais rústico. Isso vai depender da paleta de cores de móveis utilizados na composição com as plantas e flores e também do gosto pessoal de cada pessoa.
Composições com plantas, flores e árvores
A grama artificial, uma boa opção para esses ambientes, é fácil de ser encontrada e cria espaços confortáveis e florestais. Para áreas que possuem piscina, é interessante fazer a calha – a qual receberá os “pedaços” da grama artificial ou as pedras – com um tamanho que consiga arcar com os elementos.
Coqueiros e palmeiras são escolhidos para serem anexados a espaços com piscina ou pequenos lagos. A palmeira é mais escolhida para áreas externas por dar a sensação de espaço litoral.
Em espaços internos, como salas de estar, quartos e banheiros, pode-se abusar do uso de plantas. Vasos de cerâmica ou metálicos remontam ambientes futurísticos e modernos, sem fugir do objetivo principal: criação de ambientes tropicais.
Plantas como samambaias, cróton (planta com folhas grandes e coloridas) e palmeira-leque tornam o ambiente descontraído, tropical e sofisticado. A escolha das plantas é algo pessoal, e o complemento destas podem ser pequenos cascalhos, pedras brancas de tamanho médio e vasos de cerâmica ou vidro.
O paisagismo em áreas externas pede por decks e muitas plantas expressivas. As árvores, como pequenos pinheiros, palmeiras, dão um toque bem simples e a sensação de estar realmente dentro de uma floresta.