Troca, reforma e revestimento de pisos

A decisão de trocar ou revestir pisos pode ser tomada por diversos motivos. O principal deles, na maioria dos casos, é o desgaste do chão que, com o tempo, vai se deteriorando e tornando o visual acabado e sem vida.

Sujeira e entulhos não serão sinônimos da troca do revestimento do chão de casas e apartamentos. Em muitos casos, ao invés de remover todo o piso que vai ser substituído, é possível apenas assentar o revestimento novo sobre o antigo.

Essa opção é viável principalmente quando o objetivo da reforma é trocar um piso de cerâmica por outro modelo do mesmo material. Optar pelo assentamento de piso sobre piso diminui os custos da obra. A desvantagem é que, com a sobreposição dos pisos, o ambiente que passou pela reforma fica com um degrau em relação aos demais, o que também pode afetar a soleira das portas.

Para quem tem certo medo e bloqueio de arriscar uma troca de piso, o ideal é sempre buscar por um profissional para que o caso seja avaliado com precisão. Nem sempre as reformas são feitas de forma caseira. Alguns casos, como piso lascado ou trincado, podem ser resolvidos pelos próprios moradores.

Como o serviço de troca de piso não é estrutural, é mais fácil e simplificado fazê-lo. A internet disponibiliza diversos tutoriais sobre como reformar seu piso de forma prática e sem muita dor de cabeça.

Os pisos de porcelanato líquido estão em alta, pois sua confecção é mais rápida e eles podem dar ao ambiente mais sofisticação e até mesmo design exótico. Eles têm esse nome porque são fáceis de limpar, são uniformes e espelhados, e por isso o diferencial decorativo. O custo é um pouco mais alto, mas vale cada centavo a mais.