Como tirar o passaporte sem dor de cabeça

O passaporte é um dos documentos principais para poder viajar ao exterior. Entenda como tirá-lo sem dores de cabeça

O passaporte é o documento principal para quem quer realizar viagens internacionais. Tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional aos Estados Unidos, Europa, Ásia e qualquer outro país fora da América do Sul, e obter esse documento é simples.

O passaporte é um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado em particular e requisita permissão em nome do soberano ou do governo emissor para o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

O documento é emitido pela Polícia Federal e você terá que comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra apenas para retirar o passaporte pronto. Confira os documentos necessários para que você consiga o seu passaporte:

  • Documento de identidade: pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. Caso tenha mudado de nome, leve também a Certidão de Casamento;
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve): caso não tenha os comprovantes, serve uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais;
  • CPF: se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho, não é necessário apresentar o original;
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens);
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

 

Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência). Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.

Após ter em mãos os documentos citados, alguns outros passos são necessários. É necessário preencher a solicitação no site da Polícia Federal. O formulário é bem simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço). Na última tela você pode escolher o local onde será atendido. Há uma lista com as cidades e os postos. No final, clique em “gerar protocolo” e imprima o número para levar no dia.

Assim que você preencher o formulário de solicitação, será necessário gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. O comprovante de pagamento desta taxa deve ser apresentado junto com a documentação necessária. Em alguns postos é necessário fazer o agendamento, em outros não. Se você já tem o protocolo da solicitação, pode pesquisar nesta página e agendar se for o caso.

Na data agendada, compareça ao posto do DPF com toda a documentação original solicitada, com o comprovante de pagamento da taxa e o protocolo da solicitação. Não é necessário levar fotografia (essa será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento). Feito isso,  é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega.

Assim que você for informado sobre o seu passaporte, será necessário comparecer ao posto, com um documento de identidade original e  fazer a retirada. A validade do passaporte é de dez anos e caso você tenha um que já venceu, é possível renová-lo. A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site (pf.gov.br), com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos.

Um comentário em “Como tirar o passaporte sem dor de cabeça

Os comentários estão desativados.