Concurso Miss Itu tem candidata trans pela primeira vez

Hillary Santos tem 24 anos e é promotora de vendas (Foto: Divulgação)

O concurso Miss Itu anunciou a primeira candidata transgênero de sua história. A promotora de vendas Hillary Santos, de 24 anos, nascida e criada em Itu, será uma das candidatas ao título na competição, representando o bairro Rancho Grande. Ao todo são 18 candidatas e a final está marcada para acontecer no mês de julho.

Hillary conta que já havia feito a inscrição antes, mas não tinha sido selecionada. Ela decidiu repetir a tentativa após as mudanças recentes nos concursos vinculados ao Miss Universo, que não podem descartar a participação de mulheres trans. Ela se refere à dona dos direitos do concurso mundial, a empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que também é uma mulher trans.

“Quando eu soube que fui selecionada, fiquei muito feliz”, conta Hillary. “É muito importante o meu corpo ocupar este espaço da beleza feminina”, reforça a promotora de vendas, destacando a importância da representatividade. “Todas nós queremos ser vistas, reconhecidas, valorizadas, e ter autonomia da nossa vida, sem que ela seja condicionada a todo esse estigma que a sociedade joga para a população trans”, reforça.

Hillary Santos sabe que ainda existem pessoas preconceituosas, mas destaca que teve todo o amor e carinho da família em sua trajetória, o que lhe dá forças para enfrentar os chamados haters. “Eu estou aqui, lutando e mostrando que vim para brilhar, e quem não quiser me apreciar, tudo bem, mas vai me respeitar, sim!”, finaliza.

A Associação Amigos da Diversidade celebrou a seleção de Hillary Santos no concurso. Felipe Cavalheiro, representante da comunidade, parabenizou a indicada. “Além da representatividade para todas as mulheres trans e travestis da nossa cidade, a presença da Hillary é uma inspiração para todas e todes da comunidade LGBTQIAP+”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *