Condomínio Edifício “José de Oliveira”: história de pioneirismo e arrojo em Itu

Inaugurado no dia 31 de outubro de 1960, o Condomínio Edifício “José de Oliveira”, completou, na última quarta-feira (31/10), 58 anos de existência. Situado no Largo da Matriz de Nossa Senhora da Candelária, região central de Itu, o empreendimento é um marco para o município, sendo identificado como sinônimo de arrojo.

Filho do idealizador do empreendimento (o comerciante José de Oliveira), o empresário José Luiz de Oliveira explica como o projeto começou a ser desenvolvido. “A ideia surgiu da necessidade dos munícipes em possuir segurança. Embora se comparado com os dias atuais, as cidades eram pacatas, as pessoas necessitavam de uma moradia que lhes desse uma segurança maior e foi nesse sentido que meu pai idealizou um local em que as pessoas poderiam ter essa segurança. Surgia assim em Itu um condomínio vertical”.

Oliveira explica o impacto que o projeto causou na época. “As obras do empreendimento tiveram início no ano de 1955 e foi um grande acontecimento, pois após as obras serem concluídas, o condomínio que conta com oito andares, 26 apartamentos e duas lojas, Itu passou a ter o primeiro condomínio vertical da região. Para se ter uma ideia, nem Salto, Indaiatuba e Sorocaba tinham um empreendimento de tal porte. Meu pai foi bastante arrojado. Foi um visionário”.

José Luiz, ainda comentando sobre o lado visionário de seu genitor, realizou uma breve explanação sobre a época. “O interessante é que o empreendimento era uma grande novidade em uma época em que ainda não existia a indústria automobilística nacional e tínhamos poucos carros importados nas ruas. Então, não se foi construída uma garagem. Após a inauguração do edifício é que a indústria automobilística começou a se firmar no Brasil. Percebemos assim a importância do contexto em que o empreendimento surgiu”.

À frente das Lojas do Carmo atualmente, José Luiz de Oliveira traça um paralelo em relação à época em que o edifício foi construído e inaugurado, aos dias de hoje. “Aquela época (fim dos anos 1950 e início dos anos 1960), um empreendimento de tal porte era novidade; hoje é uma força. Itu evoluiu muito no número de empreendimentos imobiliários. Estes empreendimentos cresceram tanto que tornaram-se uma indústria dentro do município, já que geraram e geram muitos empregos”.

Com quase seis décadas de existência o edifício, José Luiz de Oliveira e seus irmãos Jair e Zezinho mantêm vivo na cidade o legado  empreendedor e pioneiro de seu pai. (Daniel Nápoli)