Confira dicas para não cair em fraudes na “Black Friday”, famoso dia de promoções

A “Black Friday” (sexta-feira negra, em português), dia em que as lojas oferecem grandes promoções, teve início no Brasil em 2010 por meio de descontos apenas nas lojas online, sendo prorrogadas posteriormente para as lojas físicas. Como de costume, este ano a data está programada para a última sexta-feira de novembro (24).

Com isso, uma nova armadilha surgiu nas vésperas da ação, em que comerciantes aumentam o preço das mercadorias e depois aplicam descontos para chegar no preço anterior. A falsa promoção recebeu o nome de “Black Fraude” e requer maior atenção para aqueles que desejam ir às compras nesta sexta-feira.

A professora de Direito do Consumidor no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), Ana Carolina de Cassia Franco, ressalta que “o consumidor tem pouco conhecimento de seus direitos. Fora isso, a demora, a falta de fiscalização e a credibilidade quase que inexistente nas instituições fazem o consumidor se sentir desamparado”.

Levando em conta que todo o cuidado é pouco para não sair no prejuízo durante esta época, a docente destaca que é preciso fazer uma pesquisa prévia e comparar os preços. “O consumidor deve checar o preço do item desejado antes e durante o evento para ver se realmente está com desconto, tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas.  Nas compras virtuais, deve-se acessar somente sites baseados em serviços de pagamento de renome e verificar se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente, tais como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito”.

Uma das principais dicas é procurar pelo selo “Black Friday Legal”, que traz uma garantia de que as ofertas são reais e que a empresa se comprometeu a entregar o produto no prazo. Além disso, o Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados no link: http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

A especialista ainda recomenda que “é importante pesquisar sobre a reputação da loja ou site escolhidos. Já nas lojas físicas, é recomendável avaliar com calma o produto. O consumidor deve sempre pedir para testar o produto e perguntar sobre as regras para troca, pois é comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isso, é válido ter atenção a essas questões antes de efetuar uma compra”, finaliza.

 

Black Friday em Itu

A Prefeitura de Itu, a ACII (Associação Comercial e Industrial de Itu) e o Secom (Sindicato dos Empregados no Comércio) realizarão nesta sexta-feira (24) ações para aquecer o comércio da cidade na “Black Friday”.
O horário de atendimento será estendido até as 20h e as lojas terão descontos de 30% a 70%. Até o momento, mais de 80 estabelecimentos confirmaram a participação. Já a partir das 18h, na Praça Padre Miguel (Matriz), haverá barraca beneficente com comidas e bebidas e shows às 18h30 com Zumbalanço, às 20h com Vila Tchê e às 21h30 com Luciano Belgrado.