Contra o Ceará, Ituano quer voltar ao campeonato

Marcinho segue não abrindo mão de ter um time altamente ofensivo (Miguel Schincariol/Ituano FC) 

Quem lembra do primeiro jogo da Série B 2023 em que o Ituano recebeu o Ceará e aplicou 2×0 no Novelli Júnior, jamais poderia imaginar que o Galo iria fechar o primeiro turno com apenas 20 pontos de 57 disputados.

A verdade é que o elenco montado para a competição se perdeu pela caminhada. Houve troca de treinador e o clube que poderia ter passado “sem sustos”, proporcionou pesadelos para a torcida e para os próprios dirigentes.

Na próxima sexta-feira (28), às 19h, iniciando o returno, o Ituano vai enfrentar o Ceará, desta feita em Fortaleza, no Castelão, precisando vencer, sob pena de entrar na zona de rebaixamento. O adversário, sem ser brilhante, é o 9º colocado, com 28 pontos, enquanto o Ituano, com 20, figura na 14ª colocação, a duas posições da ZR.

Um dos maiores adversários do Ituano tem sido as lesões. Jogadores como Neto Berola, Jonathan, Bruno Xavier povoam o Departamento Médico. Mais recentemente, Thiaguinho e Zé Carlos também são baixas. Pacheco ficou um bom tempo assim como outros.

Isso sem contar com apostas que não vingaram como Rafael Silva, que foi um fiasco, por exemplo e jogadores que saíram como Paulo Victor e Carlão, que já não fazem mais parte do elenco.

Então, Marcinho terá de não contar apenas e tão somente com a competência dos reforços, como também com uma boa dose de sorte para que o Ituano faça no returno, uma campanha muito melhor que no turno.

>>> Ceará não quer mais pesadelos com Galo

O ano de 2023 não está sendo dos melhores no confronto do Ceará com o Ituano. Pela Copa do Brasil, os times empataram em Itu em 1×1 e o Ituano eliminou o adversário nos penais. Na Série B, em Itu, deu Ituano 2×0 e agora Guto Ferreira não admite perder mais uma, principalmente em casa.

Guto aposta que o rendimento dentro do Castelão possa ser melhor já a partir do jogo desta sexta, frente ao Ituano e para isso quer o elenco totalmente focado no jogo e com atenção defensiva redobrada, devido ao estilo de jogo agressivo do Ituano. Por outro lado, quer o Vozão rápido, principalmente nos contragolpes.

>>> Galo leva vantagem sobre Vozão

É pequeno o retrospecto entre Ceará e Ituano. Desde 2004 são apenas oito partidas, sendo que o Ituano venceu três, o Ceará dois e houve ainda três empates. O Ituano marcou 14 gols e sofre 12. O maior placar já registrado foi vitória do Ituano, em 2006, quando bateu o rival por 4×1 no Novelli Júnior. A vitória mais expressiva do Vozão foi em 2007, 3×0 no Castelão.