Crespo é cassado e vice Jaqueline assume Prefeitura de Sorocaba
A Câmara de Vereadores de Sorocaba cassou na noite da última quinta-feira (24) o mandato do então prefeito José Crespo (DEM) após sessão histórica que durou mais de 10 horas. Na mesma noite, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) foi empossada pelo presidente da Casa de Leis, Rodrigo Manga (DEM), como chefa do Executivo sorocabano. A decisão foi inédita na cidade.
Foram 14 vereadores a favor e apenas seis contra o relatório apresentado pela Comissão Processante que investigou os crimes de prevaricação e quebra de decoro, cometidos por Crespo no caso do desentendimento ocorrido no dia 23 de junho, no gabinete dele no 6º andar do Paço Municipal.
No entrevero, a então vice-prefeita teria apresentado a Crespo uma denúncia sobre a falta de diploma de uma funcionária comissionada. Nisso, o prefeito teria se exaltado e agrediu verbalmente Jaqueline e o secretário Hudson Moreno Zuliani.
Em nota divulgada à imprensa e noticiada pelo jornal “Cruzeiro do Sul”, Crespo repudiou a decisão e disse que irá recorrer na Justiça. Todos os secretários municipais indicados pelo agora prefeito cassado iriam pedir demissão até o fim da tarde de ontem (25).
Também ao jornal sorocabano, a prefeita empossada – primeira mulher a ocupar o cargo – disse que, nos próximos dias, deverá montar seu novo secretariado e que irá cumprir uma determinação judicial que pede a exoneração de 84 cargos comissionados que trabalham na Prefeitura de Sorocaba.