Crianças ituanas podem fazer pedido ao Papai Noel
Mais uma vez, e isso já acontece por quase 30 anos, os Correios proporcionam às crianças a oportunidade de mandar uma cartinha com um pedido ao Papai Noel no Natal. A reportagem do “Periscópio” manteve contato com a gerente da agência central do Correios, Ariane Grotta.
Segundo ela, “o objetivo principal da Campanha Papai Noel dos Correios é responder, sempre que possível, às cartas das crianças em situação de vulnerabilidade social”. A campanha nasceu por iniciativa dos próprios funcionários dos Correios e se consolidou nos últimos 28 anos por todo o Brasil.
Para participar, a criança deve ter até dez anos e escrever a cartinha de próprio punho e entregá-la na agência dos Correios até o próximo dia 8. Será selecionada apenas uma carta por criança e não serão aceitos pedidos de cestas básicas ou alimentos. Os pequenos podem pedir brinquedos, material escolar e roupas.
No corpo das cartinhas não pode conter o nome completo da criança, bem como endereço, telefone ou qualquer informação que a identifique, devendo constar apenas o primeiro nome da criança, a idade e o presente desejado, além, é claro, de uma mensagem direta entre a criança e o Papai Noel. Já no envelope terá de ter o nome completo, endereço e CEP.
As cartinhas ficarão à disposição dos padrinhos, que as adotarão na agência do Centro (Largo do Carmo) até o próximo dia 15. Cabe aos padrinhos enviar os presentes à agência e, posteriormente, os funcionários dos Correios se encarregarão da entrega. Os padrinhos ficarão no anonimato.
Qualquer pessoa pode se cadastrar como padrinho. Basta ir à agência, ler as cartinhas e adotar uma ou mais (não há limite). Depois, entregar o pedido da cartinha adotada. É um processo simples, rápido e que poderá fazer muito feliz o Natal de uma criança.
Vale destacar que a campanha contempla também crianças das escolas da rede pública até o 5º ano do ensino fundamental e de instituições como creches, abrigos e orfanatos, além de núcleos socioeducativos. Até a manhã de ontem (1º), 336 cartinhas já haviam sido encaminhadas ao Correios pelas agências Central, São Luiz e Cidade Nova. (Moura Nápoli)