De volta, Barbosa fala sobre o Ituano Basquete

Barbosa foi o primeiro técnico do Ituano Basquete e está de volta ao comando do time (Foto: Arquivo)

O Ituano Basquete está na pré-temporada para a LBF, cujo início é em 08 de março, mas a estreia do rubro-negro será dia 11, recebendo no Prudentão a Unimed Campinas (antigo Vera Cruz).

A reportagem do Periscópio manteve contato com o treinador Antonio Carlos Barbosa, que está de volta como comandante técnico da equipe para esta temporada. Barbosa, vale destacar, recentemente foi agraciado com seu nome no Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquete).

Sobre sua premiação internacional, o treinador diz que “foi uma surpresa muito agradável. Eu não esperava chegar a esse nível, ter um reconhecimento desta magnitude, deste tamanho. Achei que era algo inatingível e de repente me vejo neste nível”. 

Com relação ao retorno ao Ituano Basquete, Barbosa disse que, depois de ter deixado o comando técnico, assumiu outras funções junto a Prefeitura e a Seme, mas nunca deixou de acompanhar os jogos. Para a disputa da LBF, todas as equipes estão se reforçando e o Ituano Basquete vem com um grupo que junta a experiência e a juventude. 

Sobre isso, Barbosa diz que “nós ficamos numa transição, enquanto outras equipes se reforçaram com jogadoras experientes, consagradas no contexto nacional, mas nós conseguimos repatriar a Palmira, uma jogadora que nunca deveria ter saído, porque ela tem a ‘cara’ da equipe, assim como a Joice tem. Uma atleta que sempre deu tudo o de melhor à equipe”.

Além de Palmira e Joice, o treinador destaca Bianca como outra atleta de maior experiência. “Elas irão dar sustentação ao grupo”. Barbosa, entretanto, afirma que “nós ainda estamos tentando buscar algumas contratações pontuais, mas o time irá trabalhar dentro de seus limites”. 

Se as atletas mais experientes e mais consagradas já estão assinadas com outras equipes, o Ituano tentará surpreender com as garotas mais jovens. “Nós trouxemos algumas meninas que ainda não apareceram no cenário. Mas que captamos e são jovens que podem surpreender positivamente”.

Quanto ao Ituano Basquete no cenário nacional, Barbosa fala em recomeço. “Temos que recomeçar. Depois da conquista da LBF [2021], o Ituano não teve mais nenhuma boa classificação, seja na LBF ou no Paulista. Então, vamos tentar recomeçar de uma maneira bem consciente e bem estruturada e fazer uma equipe para nos mantermos”.

A entrevista concedida por Barbosa ao jornalista Moura Nápoli poderá ser conferida na íntegra no player abaixo: