Dia do Meio Ambiente: Itu e o trabalho de conscientização

Veronica Sabatino fala sobre os desafios e os projetos realizados à frente da pasta (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

Neste domingo (05) comemora-se o Dia do Meio Ambiente e, para marcar a data, o JP conversou com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu, Veronica Sabatino. Ela comentou sobre sua atuação no comando da pasta, os desafios e o trabalho desenvolvido.

>>> Confira a programação da Semana do Meio Ambiente

“O trabalho frente à pasta é muito gratificante. Com o retorno das atividades presenciais estamos conseguindo propagar a educação ambiental com mais afinco e abrir as portas da Secretaria para que outros municípios venham conhecer os projetos em que Itu se destaca”, comenta Veronica.

Sobre os projetos, a secretaria cita como exemplos o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, os projetos de recuperação de nascentes e de plantas que seriam descartadas por supermercados, a reciclagem de material orgânico baseada na intersetorialidade entre outros departamentos municipais. “O nosso grande desafio é expandir cada vez mais a consciência ambiental para a população ituana”, destaca.

Questionada sobre como avalia a situação ambiental no município, Veronica lembra que Itu é um território muito grande. “Aqui encontram-se remanescentes tanto da Mata Atlântica como do Cerrado. Como resultado dessa diversidade, o município possui uma variedade de espaços protegidos, são parques urbanos, parques naturais, APAs, Estrada Parque e o Varvito que é um monumento tombado pelo patrimônio. Essa diversidade cria a possibilidade de oferecer uma ampla gama de experiências de uso público”, avalia.

Veronica explica ainda que o principal desafio ambiental no município diz respeito à questão hídrica. “Nos últimos anos estamos realizando um grande reforço tanto com ações de Educação Ambiental voltadas para o uso racional da água, como iniciativas de reflorestamento das bacias hidrográficas, que podem incrementar de forma objetiva a formação da água. O projeto ‘Adote uma Nascente’ já recuperou 23 áreas com o plantio de mais de 36 mil mudas”.

Sobre os próximos passos em prol do Meio Ambiente na cidade, Veronica comenta que, neste momento, a pasta está trabalhando para qualificar os parques e áreas verdes. “A ideia é tornar esses espaços mais atrativos e conectados. Esse trabalho prevê melhorias relacionadas a iluminação, qualificação dos equipamentos e ampliação de espaços de uso público”. A ideia, de acordo com a secretária, é conectar os parques e praças com ciclovias de forma a criar um circuito de rotas verdes dentro do tecido urbano.

Outro projeto que foi iniciado em maio e também merece destaque de acordo com Veronica é um estudo de bioeconomia que prevê a identificação de oportunidades nessa área de negócios no ambiente industrial, agrícola e de serviços públicos. O objetivo é incentivar a bioeconomia no município por meio do levantamento de informações, fomento de redes de novos negócios que, em um segundo momento, poderá formular um conjunto de políticas públicas.

Município Verde Azul

Programa criado pelo Governo do Estado, o Município Verde Azul é um programa que visa estimular as Prefeituras na execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. Em 2020, Itu se destacou alcançando o 6º lugar no ranking dentre os 645 municípios do Estado do PMVA.

“Além da pontuação oficial, no ano passado foram lançadas três premiações específicas que avaliaram o desempenho ambiental a partir das bacias hidrográficas. O município de Itu ganhou destaque com as duas primeiras colocações nas categorias: Equipe Articulada e Interlocutor Articulado”, explica Veronica

Rio Tietê

A secretária também sobre a poluição do Rio Tietê e as ações que já foram tomadas e quais a pasta pretende tomar para uma melhora da situação. “A poluição do Rio Tietê é uma triste realidade e, através de nossa secretaria, visamos conscientizar a população a respeito deste tema sempre que possível”.

“Possuímos também o Setor de Controle e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Itu, que age em consonância com as leis para verificar indústrias e empreendimentos em geral acerca do tratamento de resíduos e descarte de efluentes. Apoiamos toda e qualquer ação de ordem pública ou privada que busque dados e soluções para a despoluição do Rio Tietê”, conta.

Conscientização

Para encerrar, Veronica aproveita para deixar uma mensagem à população. “Nos dias atuais não é mais possível pensar em qualidade de vida sem falar em Meio Ambiente. O meio ambiente interage e faz paz parte de todos os aspectos da vida humana. Se a sociedade não cuida do meio ambiente, ele irá reagir, como já percebemos com as severas estiagens e muitos outros inconvenientes relacionados às mudanças climáticas”.

“Essa situação não é uma realidade exclusiva à Itu. Basta se informar para perceber que em todo o mundo existe o grande desafio da mudança de comportamento. Por isso defendemos a aproximação da gestão ambiental com a vida cotidiana das pessoas com o objetivo de reconstruir a nossa visão de natureza, a fim de valorizarmos a ela e seus elementos constituintes     “, prossegue.

“O que cada um de nós pode fazer para que, no conjunto, o meio ambiente trabalhe a favor? Como cidadão, você pode aproveitar a oferta de mudas dos viveiros municipais e melhorar a arborização urbana; se você for um empresário, pode procurar a Secretaria do Meio Ambiente e verificar as diversas possibilidades para contribuir de forma mais ampla. As pessoas podem contribuir com a natureza à sua maneira e, enfim, celebrar esta data comemorativa todos os dias”, conclui.

Um comentário em “Dia do Meio Ambiente: Itu e o trabalho de conscientização

  • 09/06/2022 em 10:40
    Permalink

    Parabens a esta secretaria e a secretária Verónica pelo seu desempenho já realizado. Que seja um exemplo a nível nacional.

Os comentários estão desativados.