Dia Maestro Elias Lobo é celebrado em Itu

O Museu da Música – Itu em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu e o Coral Vozes de Itu celebram o Dia Maestro Elias Lobo, em memória do compositor ituano do século XIX. A programação conta com missa cantada na Igreja do Bom Jesus neste domingo (07), às 8h, com participação do Coral Vozes de Itu entoando composições de músicos ituanos, além de ações educativas.

Já a mostra “Música e república em Itu – a atuação dos irmãos Lobo” está aberta à visitação pública no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro) de terça a domingo, das 10h às 17h.

Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) se projetou na cultura musical brasileira ao escrever a ópera A Noite de São João, apresentando-a no Rio de Janeiro em 1860. Tornou-se o primeiro compositor brasileiro a escrever uma ópera de caráter nacional.

Nascido em Itu, onde foi liderança cultural e participante da Convenção Republicana em 1873, após os quarenta anos, viveu também em Itatiba, Campinas e São Paulo, quando foi responsável pela publicação dos primeiros métodos de música utilizados nas escolas públicas paulistas. Sua obra, grande parte de música sacra, está preservada no Museu da Música – Itu e tem sido revelada a partir concertos e apresentações, sobretudo pelo Coral Vozes de Itu.

Desde agosto de 2014 seus restos mortais repousam no Cemitério Municipal de Itu. As atividades contam com apoio da Igreja do Bom Jesus, do Instituto Cultural de Itu e do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.