Dia Nacional do Café é comemorado hoje com evento na Prefeitura

Atração vai contar com exposição, vídeos inéditos, degustação e muito mais

Incorporado ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, o Dia Nacional do Café (24 de maio) simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, em parceria com o Café Ituano e com o apoio do supermercado São Vicente, organiza hoje (24) a primeira edição comemorativa da bebida na cidade.

O evento, que será realizado na sede da Prefeitura (Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro), ocorre das 9h às 17h e conta com uma programação repleta de atrações, como a exposição sobre o humorista Simplício e degustação com diferentes tipos de máquinas de café, bem como mudas de café, amostras de café com coco, beneficiado, torrado, moído e empacotado. O barista (especialista em café) Eduardo Scorsin dará tutoriais e algumas dicas de como fazer um bom café sem precisar ser um especialista na iguaria.

Demais atrações estarão disponíveis para a população, como uma cadeira em forma de xícara gigante e um bule gigante, para fazer jus à fama de Itu e seus exageros. O caipira Timóteo também estará presente contando alguns “causos”.

Para combinar com o clima interiorano, durante o evento haverá a reprodução de músicas de viola caipira e um vídeo inédito sobre as fazendas históricas de Itu que participaram do Ciclo do Café, como a Fazenda do Chocolate, que também participará do evento disponibilizando produtos para degustação.

A ideia do evento foi arquitetada pelo Café Ituano e abraçada pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos. A diretora Célia Maria Toledo conta que o evento será útil em vários aspectos: “para contar a relação histórica da cidade de Itu com a Era Cafeeira, para mostrar a sede da prefeitura como um espaço para eventos e não só como praça administrativa e para desmistificar a ideia de que o Café Ituano não existe mais”, explica. Segundo Célia, a marca vem trazendo várias novidades que serão apresentadas no evento.

 

Importância cafeeira

A bebida milenar tomou força no Brasil a partir de 1800 e foi uma das principais fontes de economia do país por mais de cem anos. O que poucos sabem é que Itu teve papel essencial para esse boom da economia do segmento cafeeiro.

“Nossa ideia é mostrar aos ituanos que a participação de Itu no Ciclo do Café foi histórica e economicamente importante, porque várias fazendas da cidade eram produtoras do grão”, relembra Gildo da Cunha França, do Grupo 2 Irmãos, que produz o Café Ituano. Gildo é o realizador do evento.

O mercado brasileiro de café é um dos que mais crescem no mundo, para tanto, o país é o segundo maior consumidor, depois dos Estados Unidos. O Café Ituano é uma marca 100% nacional, e, apesar de não ser mais produzido na cidade de Itu, mantém o nome que fez sua tradição. Todos estão convidados a viajar pela história do café e de Itu e, ainda, experimentar diferentes sabores do tradicional “cafezinho”.