Dito Roque anuncia saída do Legislativo

Dito Roque foi eleito para o cargo pela primeira vez em 1972, tornando-se sinônimo de vereador em Itu (Foto: Arquivo/Câmara)

O vereador Dito Roque (PL) anunciou na última terça-feira (25) sua saída do Legislativo ituano. A informação sobre a saída do decano da Câmara de Vereadores já circulava há tempos nos bastidores. Dito, que irá se dedicar a cuidar de sua saúde, dará lugar ao ex-vereador Ricardo Giordani (PL), que encaminhou um ofício à Câmara requerendo a cadeira como 1º suplente.

O titular da cadeira é Douglas Boschetti (PL), que atualmente é subprefeito da Regional do Pirapitingui. Dito era o segundo suplente, e foi chamado no lugar de Douglas por Giordani estar ocupando o posto de secretário de Governo. O advogado, porém, também chegou a se afastar do cargo por questões de saúde e foi exonerado em seguida.

Agora, Giordani voltará à Casa de Leis, onde também tomou posse em 2018 após renúncia do então titular, o ex-vereador Reginaldo Carlota (PTB). Na legislatura anterior, o substituto de Dito Roque chegou a ser presidente da Câmara em 2020 e sempre foi um dos “braços direitos” do prefeito Guilherme Gazzola (PL).

Frente ao pedido de Giordani pela cadeira, foi realizado um rito diferenciado. A Câmara entrou em contato com o Douglas, que informou não desejar voltar ao Legislativo no momento e, desta forma, Giordani assumirá a cadeira. Dito Roque fica no cargo até o dia 31 de outubro e Giordani assume oficialmente no dia 1º de novembro, durante a 33ª Sessão Ordinária.

O anúncio oficial da saída de Dito, porém, foi marcada pela emoção. “Até um dia, se assim Deus permitir”, declarou o vereador, que foi eleito para o cargo pela primeira vez em 1972. De lá pra cá, Benedito Roque Moraes se tornou sinônimo de vereança. Foi eleito repetidas vezes, tendo ocupado a presidência da Câmara em diversas passagens.

Dito, que ficou conhecido pelo slogan “o amigo de todas as horas”, foi ainda chefe de gabinete do ex-prefeito Antonio Tuíze (então no PSD) entre os anos de 2013 e 2015 e é considerado o patrono da Guarda Civil Municipal. Além de sua atuação na esfera pública, Dito Roque também atuou como professor em cursos de contabilidade – sua área de formação – e se formou como bacharel em Direito.

Após o anúncio de Dito, diversos vereadores usaram a palavra para prestar homenagens a ele. O presidente Mané da Saúde (PDT) declarou que ele fará “muita falta” na Câmara. José Galvão (União Brasil) disse que o colega é um dos maiores conhecedores do Regimento Interno. Após as falas dos edis, Dito agradeceu pelas homenagens e foi aplaudido de pé por todos.