Dois Pontos – 01/04/17

Da redação e colaboradores

 

Nesta semana, a TV mostrou com destaque as obras de ampliação do aeroporto de Jundiaí, o qual passará a receber, a partir de agora, centenas de voos semanais a mais do que recebe na atualidade. Sorocaba também tem um aeroporto em plena atividade que serve às aeronaves da região. O que dizer de Boituva então que, com um aeródromo modesto, fez um  uso criativo dele, se transformando em referência notável para a prática do paraquedismo. Até pouco tempo, Itu também tinha seu aeródromo ao qual nunca deu a devida importância. Consta que nos últimos tempos ele deixou de existir porque teria entrado nas negociações para a vinda e instalação da Empresa Foxconn no município. Até o presente momento parece que a citada indústria não tem pressa ou não virá mais para Itu. Será que o setor competente da municipalidade está por dentro do assunto? Por enquanto a impressão que se tem é que a cidade saiu perdendo…

 

ATENÇÃO: Nesta semana, circulou no Facebook o alerta de uma moradora de Salto para os motoristas da região. De acordo com o relato, um indivíduo está jogando pedra nos carros que entram na Rodovia da Convenção, sentido Salto, através do acesso pela Rodovia Engenheiro Herculano de Godoy Passos. Na rede social, a mulher conta que teve o teto do carro danificado. Entretanto, a intenção do sujeito seria acertar o vidro – para posteriormente realizar o assalto.

 

ATENÇÃO II: O caso relatado não é uma ocorrência isolada na região. Nos últimos meses, muitos moradores de Itu e Salto noticiaram a ocorrência de roubos de bicicletas na Estrada Velha que liga os dois municípios. De acordo com as queixas, os responsáveis pelos crimes seriam moradores que habitam as redondezas do Condomínio Santa Mônica.

 

RECONTAGEM: Na noite da última segunda-feira (27), o Auditório do Paço Municipal recebeu a eleição dos novos representantes da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu. Chamou atenção a votação para a vaga de representante de Educação Patrimonial, já que, por um equívoco na contagem dos votos, a candidata derrotada quase assumiu o posto. O historiador Marcelo Henrique Leite assumiu a vaga titular após pedir a recontagem de votos, que confirmou sua vitória – por uma diferença significativa de apoiadores.

 

PREVENÇÃO: A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Porto Feliz participou, na cidade de Votorantim, de oficinas preparatórias ministradas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, para a prevenção e aulas práticas de combate ao incêndio.

 

PREVENÇÃO II: Denominada “Operação Estiagem”, a oficina visa diminuir o número de queimadas, ocorridas com maior intensidade entre os meses de abril e agosto, quando a umidade do ar é mais baixa. Além disso, foi explicada a importância da formação regional de brigadistas e o acionamento pelo Corpo de Bombeiros.

 

BATE-BOCA: Nesta semana, a reportagem do “Periscópio” presenciou o bate-boca de um motorista de ônibus com um cidadão portando muletas, que entrou pela porta traseira do ônibus e começou a pedir dinheiro aos demais passageiros. O motorista se irritou e falou para a pessoa, um senhor negro aparentemente em situação de rua, que aquilo não era permitido.

 

BATE-BOCA II: A discussão se intensificou. O motorista alterou a voz com o senhor, dizendo que já havia, em outra oportunidade, avisado a ele que isso não era permitido e que o ônibus possui câmeras de vigilância, o que poderia resultar em alguma cobrança por parte da viação. O pedinte então, revoltado, saiu do veículo em um ponto na Vila Nova, proferindo xingamentos ao motorista.

 

SUCESSO: Cabreúva vem colhendo os frutos de seu investimento na Cultura e no Turismo. No último final de semana, teve início o 1º Festival de Música do município, na Praça Comendador Martins. Em conjunto, ocorreu o 2º Festival de Food Trucks, atraindo um bom público de cidades da região, movimentando o comércio e a economia local.

 

POLÊMICA: A população de Indaiatuba vem demonstrando indignação, por meio das redes sociais, em relação à aprovação, por unanimidade, do aumento dos salários dos vereadores. De acordo com os munícipes, a medida é contraditória, uma vez que os edis, anteriormente, haviam citado que a arrecadação da cidade tinha sofrido considerável queda.

 

CORRÉGOS: A Prefeitura de Itu retomou nesta semana as obras de canalização dos córregos urbanos. Segundo o prefeito Guilherme Gazzola, o trabalho será entregue “completo e funcionando à população, como deve ser” até o fim do ano. Resta saber se as obras também contemplam o tão aguardado Parque Linear, que transformaria os córregos em uma grande área de lazer a céu aberto – como em Indaiatuba.

 

APOIO À MÚSICA: O secretário municipal de Cultura de Itu, Geraldo Gonçalves Júnior, bem como o prefeito Guilherme Gazzola, vêm demonstrando grande interesse em divulgar melhor a veia musical ituana. São esperados mais eventos com bandas e apresentações durante o governo – como o “Tem Banda Na Praça”, realizado no sábado passado.

 

AMBIENTAL: Salto receberá uma unidade da Polícia Militar Ambiental, a fim de valorizar  e cuidar dos recursos ambientais do município. Os cidadãos poderão realizar denúncias sobre maus cuidados do meio ambiente. A Ilha da Usina, um dos locais que foi visitado pela PM Ambiental, receberá um centro de estudos ambientais, e a expectativa dos munícipes é boa, pois apoiam os investimentos em segurança na cidade.

 

FUXISCÓPIO

Não dá para confiar na internet. Nesta semana, tinha uma notícia assim: agora já se sabe que, embora negando sempre, Lula é o verdadeiro dono da Estátua da Liberdade. Dizem que o Trump não passa de um laranja…