Dois Pontos – 08-10-16

Da redação e colaboradores

Alguns vereadores eleitos de Itu estão em entendimento desde já para formar um grupo independente para não ser nem oposição, nem situação ao prefeito eleito Guilherme Gazzola. Não querem cair no mesmo erro que os vereadores atuais, cuja maioria obedecia cegamente à orientação do deputado Herculano Passos. Essa atitude é excelente, desde que não fiquem de braços cruzados, agindo apenas como fiscais da administração. Quem tem acompanhado as declarações de Gazzola deve ter percebido que ele tem “N” projetos na cabeça e a atitude mais correta, tanto dos vereadores como das chamadas “forças vivas” da cidade, será também a de colaborar com ideias que venham colocar Itu na situação de liderança que sempre exerceu na região. Que os quatro deputados do município, da mesma forma, trabalhem como nunca por Itu, deixando de lado picuinhas políticas, mesmo porque se utilizarem a própria inteligência nesse objetivo, será a chance que terão para se manterem na memória do povo porque este, para esquecer algum político, como diz a sabedoria popular, “são dois palitos…”

FORTALECIDO: O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) sai fortalecido após a eleição. Depois de um longo período na “geladeira”, a legenda de esquerda lançou Monica Seixas à Prefeitura (obtendo 4.914 votos) e nove candidatos a vereador (obtendo 1.472 votos ao todo). Prof. Rafael Cidoman foi o candidato psolista com mais votos (534 ao todo).

REPRESENTATIVIDADE: O resultado das eleições mudou o panorama na Câmara Municipal. Além da renovação de 85% dos vereadores, a Casa de Leis passou a contar com apenas uma mulher ocupando cadeira – Maria do Carmo Piunti (PSC). Antes eram duas: Balbina de Paula Santos (PV) e Nair Langue (PRB). O Legislativo ituano agora conta também com um vereador negro: Reginaldo Carlota (PTB), o mais votado.

MAIS UMA VEZ: Oswaldo Sonsini (PSBD) amargou sua quinta derrota nas eleições para prefeito de Itu. Dessa vez, o eterno candidato ficou em quarto lugar, com 15.213 votos. Das outras vezes, ele sempre ficou na segunda colocação – chegando próximo da vitória em 2012, quando perdeu por uma margem de menos de dois mil votos.

DOIS VOTOS: Essa foi a diferença que tirou Serginho da Saúde da Câmara. Serginho fez 912 votos, contra 913 de Wilson da Farmácia, que acabou eleito. Ambos integravam a chapa PSB/PV/SD. Se tivesse mais um voto, Serginho empataria com Wilson que, ainda assim, ficaria com a vaga no quesito idade.

O CARA: O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, foi sem dúvida alguma “o cara” da região na eleição do último domingo (2). Reinaldo, que sofreu acusações, inclusive sendo preso, conseguiu reverter o quadro desfavorável a seu candidato, Nilson Gaspar, e venceu as eleições, fazendo assim seu sucessor. Na semana que antecedeu a eleição, Reinaldo chegou a fazer diversos comícios nas ruas, reunindo cerca de duas mil pessoas em cada encontro.

DERROTAS DURAS: O PSD, partido do deputado federal Herculano Passos, foi derrotado em todas as cidades da região. Em Itu, com Rita Passos; em Salto, com a dupla Juvenil / Wilhes; e em Porto Feliz, com o atual prefeito Levi, que não foi reeleito.

SEM VOTO: Duas candidatas a vereadora em Itu zeraram na votação de domingo (2). Marilda e Elisandra, ambas do PRP, não registraram nenhum voto na eleição. Outras duas mulheres, Elza Maria (PSL) e Lucia Helena (PMN), tiveram apenas um voto cada. A lista dos menos votados conta ainda com Batista (PT) e Edinho (PSDC), que obtiveram dois votos cada um.

DESPERDIÇADOS: Fenômeno recorrente nas eleições em Itu, o número de abstenções e votos brancos e nulos pode ser considerado fator decisivo no pleito deste ano. Ao todo, foram 41.861 votos “desperdiçados”. Levando em consideração a diferença de apenas 646 votos entre Guilherme Gazzola (PTB) e Neto Beluci (PRB), fica mais clara a importância da participação de cada cidadão no processo eleitoral.

PINTURA: Alvo de reclamações de muitos moradores de Itu e Cabreúva, a Ponte Nova, responsável por ligar os dois municípios por meio da Estrada Parque, foi pintada recentemente. Há tempo a ponte estava tomada pelas teias de aranha e pelas pichações. Os serviços de manutenção do local são responsabilidades do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

PREFEITO REGIONAL?: Guilherme Gazzola (PTB) foi eleito prefeito de Itu com mais de 22 mil votos. Porém, agora, são tantas as pessoas que dizem ter votado nele, seja nas ruas ou nas redes sociais, que, ao que parece, Gazzola será prefeito da região, uma vez que até residentes em Salto e Indaiatuba disseram ter votado no novo prefeito.

MAIS DO MESMO: Na cidade de Cabreúva, os próximos quatro anos tendem a ser parecidos com os quatro últimos. Isso porque Henrique Martin (PDT) foi reeleito com a expressiva marca de 85% dos votos, possuindo também maioria da Câmara dos Vereadores, o que permitirá a continuidade dos projetos da situação, sem grandes transtornos.

SEM TV: Tanto o deputado federal Herculano Passos como a deputada estadual Rita Passos reclamaram publicamente que o fato de Itu não ter uma emissora de TV prejudicou demais a campanha política deste ano. Eles só esqueceram de dizer que antes Itu tinha a TV Convenção, mas que por questões políticas, o próprio Herculano, quando prefeito, fez questão de fechar…

FUXISCÓPIO
Por várias ocasiões este jornal insistiu que a Câmara Municipal de Itu deveria aumentar o número de vereadores, indo de 13 para 19, tornando mais difícil a cooptação de edis pelo Poder Executivo. Se esse alerta fosse ouvido, a próxima legislatura teria também como titulares estes suplentes: Eduardo Ortiz, Jabá, Luis Costa, Pastor Marcos Moraes, Nair Langue e Serginho da Saúde…