Dois Pontos – 10/06/17

Da redação e colaboradores

 

Virou, mexeu a televisão vem para vizinha Salto para fazer grandes reportagens sobre o mesmo tema: o agigantamento da poluição no Rio Tietê, principalmente nos dias de chuvas mais intensas. Essa poluição traz como componente principal o lixo representado por milhões de garrafas pet e outros utensílios plásticos, além da contaminação das águas por produtos químicos como detergentes, amaciantes, venenos contra insetos etc. que formam a imensa espuma que paira sobre as águas, não permitindo que o histórico rio recupere a vida que teve outrora. De tempos em tempos a população regional se revolta, porque essa situação não ocorre apenas em Salto, como também em Itu, Cabreúva, Santana do Parnaíba e, principalmente, Pirapora do Bom Jesus. Tendo em vista que a imensa maioria dessa poluição vem da Capital Paulista, não estaria na hora destas cidades se unirem e, por meio da justiça, conseguir uma alta indenização primeiro e, em seguida, alguma providência? Será que algum prefeito ou deputado teria a ousadia de iniciar um movimento nesse sentido, DE VERDADE?

 

 

SEM ÁGUA: Problema antigo, a falta de água voltou a afetar moradores da Avenida Herculano de Godoy Passos, no São Luiz. Segundo relatos de moradores, a interrupção no abastecimento é diária, causando transtornos no bairro. Questionada pelo “Periscópio”, a CIS informa que está monitorando a situação e que realizou ajustes no painel que controla a pressurização da rede para a região.

 

SEM FESTA: Ao que tudo indica, a cidade não contará este ano com uma das maiores e tradicionais quermesses: a Festa de São Cristóvão. O evento, realizado geralmente em dois finais de semana de agosto nas proximidades da Paróquia, na Avenida Caetano Ruggieri, dividia opiniões entre os vizinhos do local. Com relação à procissão motorizada, nada mudaria.

 

CANTORIA: A cantora paraguaia Perla se apresentou no 1º Festival Gastronômico Latino e Oriental da FATEC Itu, realizado na última quarta-feira (7). A cantora foi recebida com aplausos e elogiou a organização do evento da faculdade técnica da cidade.

 

RETIFICAÇÃO: A vacinação contra a gripe foi liberada desde o último dia 2 para toda a população pelo Ministério da Saúde – notícia dada pelo “Periscópio” na última quarta-feira (7). Entretanto, em Itu, seguindo orientações do Governo do Estado de São Paulo, a vacina continua sendo aplicada somente nos grupos prioritários, conforme informou a Prefeitura.

 

VERMELHO DE RAIVA: Na manhã da última quinta-feira (8), um banco da Rua Floriano Peixoto estava com apenas três caixas eletrônicos – dos 12 existentes – aptos para saque. Acontece que, quando o cidadão tentava fazer o saque com biometria, o caixa, automaticamente, apresentava os dizeres na sequência: “coloque o dedo mais para esquerda… coloque o dedo mais para a direita… para cima… para baixo…”, até que aparece a mensagem dizendo que a operação não pôde ser concluída. Os clientes ficaram revoltados – e com razão.

 

ORGANIZAÇÃO: Muito bem organizada a 29ª Festa Junina da Paróquia do Padre Bento, iniciada no último fim de semana. Diversidade de quitutes, barracas bem dispostas e um ambiente agradável. Além disso, a festa contou com opção de pagamento com cartão eletrônico, o que facilita para quem não anda com dinheiro no bolso.

 

BOM SENSO: Na esquina entre as ruas Padre Antonio e Inácio Rodrigues, no bairro Padre Bento, moradores colocaram em um poste uma placa de proibido estacionar para alertar os motoristas de que ali vira ônibus de linha. Porém, durante a Festa Junina da paróquia local, o aviso não foi respeitado, com carros estacionados atrapalhando os motoristas dos coletivos.

 

CHUVAS: Segundo medições, este ano Indaiatuba teve o mês de maio mais chuvoso já registrado pelo SAAE. As chuvas que ocorreram no município no mês passado superaram o volume dos últimos anos. Este ano a medição fechou com 215,9 mm, maior desde 1988, quando foram registrados 159,8 mm. Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado.
MAIS UM: A notícia da construção de mais um supermercado na cidade de Salto foi bem vista pela população, que passará a contar com um acréscimo nas vagas de emprego (o setor é um dos que mais empregam na região) e com uma concorrência benéfica entre os varejos. Vale lembrar que a cidade irá ganhar em breve uma unidade do Supermercado São Vicente, que já tem loja em Itu e vem sendo muito procurada pela clientela.
TROCA: A mudança de posições entre Luciano Ribeiro e Ricardo Giordani (ambos do PTB) gerou muitas teorias nos bastidores da Câmara. Para alguns, a troca será positiva para o governo Gazzola, já que dará experiência ao presidente do Secom. Além disso, o presidente do Ituano defenderá o prefeito de maneira mais incisiva no Legislativo, coisa que Luciano não vinha conseguindo fazer.

 

INTERLOCUTOR: Há cerca de um mês ocorreu mais uma mudança dentro da Prefeitura de Itu. O secretário de Governo, Rodrigo Tomba, deixou de ser o interlocutor político do atual governo. Em seu lugar, assumiu a função o responsável pelo departamento de comunicação do Executivo, Heraldo Oliveira. A informação que circula é que a função estava tomando muito tempo do secretário de Governo.

 

CONSÓRCIO DA SAÚDE: Nesta segunda-feira (12) será realizada no Legislativo ituano uma importante reunião envolvendo os vereadores das cidades de Itu, Salto e Porto Feliz. O objetivo é esclarecer todas as dúvidas referentes ao Consórcio Intermunicipal da Saúde. Inclusive, a diretoria jurídica do consórcio deverá estar presente. O encontro começa às 11h e a expectativa é que o projeto seja votado e aprovado nas três cidades até o final de junho.

 

FUXISCÓPIO

A ex-secretária dos Serviços Funerários de Itu, Rita de Cássia Almeida da Silva, está trabalhando na Prefeitura de Salto, mais precisamente na Secretaria de Esportes. Para poder ocupar tal cargo no vizinho municípios, Rita, que é funcionária de carreira na Prefeitura de Itu, pediu afastamento. Já o esposo de Rita, o ex-vereador Marquinhos da Funerária, continua sumido.