Dois Pontos – 17/06/17

A mais triste notícia desta edição diz respeito ao fechamento da indústria Foxconn na unidade de Jundiaí. Pior ainda, a empresa não desmente que vai deixar o Brasil em definitivo. Isso tem muito ou tudo a ver com Itu. A Foxconn foi prometida como a redenção econômica ituana, como a Toyota foi para Indaiatuba, Sorocaba e até Porto Feliz. E agora, como fica? Que se saiba, Itu investiu milhões nesse projeto. Para atendê-lo, a Prefeitura permitiu que a cidade perdesse até mesmo um aeroporto. Convém repetir: e agora, como fica? Afinal, a Foxconn faliu? Se não, então parece que terá muito a acertar com Itu e sua população. Vai depender muito da nova administração.

 

PEGOU MAL: A deputada estadual Rita Passos (PSD) anunciou em sua página no Facebook a “conquista” de um show de stand-up do comediante Edson Junior, realizado ontem (16) em Salto. A notícia não foi muito bem repercutida na cidade vizinha, já que os cidadãos não entenderam que a apresentação tenha sido uma conquista propriamente dita.

 

POUPATEMPO: Falando em Rita Passos, já está em vigor a Lei nº 16.446/17, de autoria da deputada, que dá nome de “Prof. Rubens Anganuzzi” à unidade do Poupatempo de Itu. “Esta é uma merecida homenagem ao Sr. Rubens Anganuzzi, renomado professor que dedicou 60 anos de sua vida à educação, contribuindo assim para o progresso educacional de Itu”, declarou a parlamentar.

 

MUDANÇAS: Com a inauguração da Farmácia Central na Avenida Otaviano Pereira Mendes, o piso térreo da Prefeitura passará por mudanças. De acordo com informações obtidas pelo “Periscópio”, as salas antes destinadas para a entrega de remédios passarão a ser utilizadas para outros serviços, como Sebrae e Banco do Povo – hoje concentrados em uma sala só.

 

VERBAS: A Câmara vota na segunda-feira (19) um projeto que autoriza a Prefeitura a realizar um convênio com a Secretaria Estadual da Saúde. De acordo com o prefeito Guilherme Gazzola (PTB), a medida serve para a administração municipal receber algumas verbas que já estavam disponíveis, mas não era possível receber por conta de falta de um projeto de anuência legislativa.

 

DÍVIDA MENOR: O prefeito também informou que a dívida da Prefeitura diminuiu consideravelmente nos últimos meses, por conta de algumas ações de austeridade fiscal. Segundo ele, o saldo devedor, que chegava a quase R$ 70 milhões, agora é de R$ 35 milhões.

 

DEFESA AO IDOSO: No “Por Dentro da Câmara” de quarta-feira (14), foi informado erroneamente o Centro Dia como um órgão de atendimento ao idoso. Porém, segundo Maria Antonieta de Melo, advogada e presidente da Comissão do Idoso da subseção ituana da OAB, o equipamento é de assistência. O atendimento é prestado pelos CRAS, CREAS, Centro Pop e Conselho Municipal do Idoso, entre outros.

 

SOLIDARIEDADE: O frio chegou para valer no último final de semana, fazendo com que as temperaturas despencassem em Itu e região. Nesta época do ano, é sempre bom lembrar que há inúmeras campanhas sendo realizadas pelo Poder Público, por ONG’s e até por iniciativas individuais para arrecadar agasalhos e cobertores para famílias carentes e moradores de rua. Ao invés de apenas reclamar do frio, é importante ajudar quem mais necessita.

 

TRADIÇÃO: Passam-se os anos e o feriado de Corpus Christi continua sendo um dos principais dias para o turismo de Itu. A cidade fica lotada de turistas, muitos deles vindos de municípios vizinhos e até mesmo da capital, que fazem questão de acompanhar essa tradição católica que permanece viva entre os ituanos. Na última quinta-feira (15), os comércios e os estacionamentos da região central foram os maiores beneficiados pela data.

 

PRESENÇA: Pessoal ligado à imprensa presente na procissão de Corpus Christi calculou em mais de cinco mil pessoas acompanhando. Realmente um público muito grande entre ituanos e turistas esteve presente.
 

ELOGIOS: Um trabalho discreto, porém eficiente, foi realizado imediatamente após a procissão da última quinta-feira. Tão logo os fiéis passaram pelos tapetes, garis foram varrendo as ruas, deixando-as limpas e transitáveis. Quem viu, elogiou.
 

ILUMINAÇÃO: Moradores estão preocupados com a falta de iluminação da Avenida Galileu Bicudo. No período da noite, a via fica sem luminosidade em diversos pontos, colocando a vida dos transeuntes em risco pela falta de monitoração. Quem utiliza o local para fazer caminhada também tem reclamado desse problema.

 

AUSÊNCIA: O ponto de ônibus próximo à Escola Estadual “Benedito Lázaro”, no bairro Vila Progresso, foi demolido recentemente para posterior reforma. Enquanto isso, os munícipes devem ficar sob sol ou chuva para aguardarem o transporte municipal.

 

FUXISCÓPIO
Pelo jeito, Maria do Carmo não retornou à política para ser apenas vereadora num futuro próximo. Ela foi vista pelo Currupaco prestigiando o lançamento de um livro nos últimos dias, na cidade…