Dois Pontos – 18/06/2019

 

Da redação e colaboradores

 

O ex-vereador Reginaldo Carlota cumpriu a promessa de levar um caixão para a frente da Câmara de Vereadores de Itu para protestar contra “as mortes na saúde pública”. Pelas redes sociais, ele celebrou a audiência obtida com a manifestação. Porém, até mesmo alguns críticos da atual administração reconhecem que o ato fracassou – ou, como dizem hoje na internet, “flopou”. O cortejo foi seguido por umas cinco pessoas e, em frente ao prédio do Legislativo, juntaram-se a elas mais alguns curiosos, totalizando cerca de 20 “gatos pingados”. A repercussão entre os governistas foi de deboche. No perfil do ex-vereador, porém, houve algumas demonstrações de apoio. Ao que parece, Carlota está tentando “retornar às origens” que o tornaram o edil mais votado nas últimas eleições para catapultar uma nova campanha – dessa vez, talvez, até para prefeito. Mas, pelo andar da carruagem, a renúncia o desgastou muito. O futuro dirá…

 

PIADA: Entre os vereadores, o “cortejo fúnebre” feito por Carlota virou piada. Nos bastidores, um dos edis “sugeriu” que fossem respeitados 12 minutos de silêncio, em referência aos 12 vereadores presentes nas fotos coladas no caixão. Assessores também “se divertiram” com toda a situação.

 

SEM PALCO: Na “Roda Jovem” realizada na E.E. “Sylvia Bauer”, que a reportagem do JP acompanhou, o prefeito Guilherme Gazzola foi questionado sobre a disputa com Carlota. Mas o chefe do Executivo respondeu dizendo que não daria palco para o ex-vereador.

 

CAFÉ: Como a coluna vem noticiando, a corrida eleitoral de 2020 já está quente. Tem até ex-vereadores, supostamente de grupos políticos totalmente distintos, tomando café juntos em uma tradicional cafeteria da cidade. Foi apenas um encontro casual ou já estão costurando novas alianças?

 

NOVIDADE: Um empreendimento varejista deve se estabelecer em Itu em breve. O novo supermercado possivelmente trará 400 novas vagas de emprego direto. O estabelecimento está sendo erguido na Avenida Galileu Bicudo, nas proximidades do asilo. Detalhes devem ser divulgados em breve.

 

FROTA: A Viação Itu/Avante continua no processo de renovação da frota do transporte público da cidade. Recentemente, chegaram mais 10 modernos ônibus para atender a demanda. Os veículos aguardam os últimos detalhes para serem colocados nas ruas.

 

VACINA: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram aplicadas em Itu 33.700 doses de vacina influenza (Gripe), equivalente a 78,53% do público-alvo, mas qualquer pessoa agora pode se vacinar. Ainda existem 4 mil doses disponíveis na rede básica – e o Ministério da Saúde já informou que não mandará mais.

 

A FAZENDA: Segundo o UOL, a propriedade que abrigou o reality show da Record TV está sendo cuidada sozinha pelo caserio Clebis Ribeiro. Ao portal de notícias, ele disse que foi feita uma reforma, mas está sem manutenção. “O que se sabe é que vão vender a propriedade”, afirmou o profissional.

 

CONDENADO: O posto de gasolina Rei dos Reis, localizado no Centro de Itu, foi condenado pela 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar uma indenização por danos morais coletivos por vender gasolina com 41% de álcool anidro misturado. A informação saiu no site Jota.

 

CONDENADO II: Segundo o acórdão, as previsões legais permitem que essa mistura seja de no máximo 25% da quantidade total de gasolina. O posto teve o seu recurso negado no tribunal e, segundo a decisão terá de pagar uma indenização de R$ 50 mil, que será revertida ao Fundo dos Interesses Difusos Lesados. O posto já ingressou com recurso especial.

 

SEM CLIMA: Mesmo recebendo a forte seleção do Chile, Itu não está respirando os ares da Copa América. A competição parece não ter pegado, mesmo acontecendo em solo nacional como foi a Copa do Mundo de 2014. Seria a crise, o desinteresse pelo torneio, a falta de ânimo com a Seleção Brasileira ou um pouco de tudo?

 

FUXISCÓPIO

A APAE de Itu não é a única entidade que passa por problemas de ordem financeira. A crise no terceiro setor é geral, afetando até mesmo as mais tradicionais instituições. Oxalá essa situação seja superada em breve.