Dois Pontos – 20/10/18

Nesta semana, as “Fake News” atacaram novamente na cidade de Itu. Foi “viralizada” pelo WhatsApp uma mensagem com o seguinte conteúdo: “Mamografia gratuita na Praça da Vila Gatti (Rua Áustria), sexta-feira, dia 19 de outubro, das 10h às 18h. O resultado sai na hora e se houver alguma alteração, encaminhamento direto para tratamento. Repasse para as mulheres da família, as amigas, as colegas, para todas!”. Diversas pessoas estranharam a maneira como a mensagem foi divulgada e entraram em contato com a nossa redação, que por sua vez, questionou a Prefeitura de Itu, confirmando assim que a notícia era falsa. A administração municipal tratou ainda de esclarecer que qualquer paciente que tenha o desejo de fazer o exame de mamografia, deve solicitar ao médico de sua Unidade Básica de Saúde (UBS), que será encaminhado ao atendimento, reforçando que Itu possui mamógrafo e que no momento, não há fila de espera. Mais do que esclarecer os fatos, a indicação de que a mensagem é mais uma “fake news” serve novamente de alerta quanto a propagação de conteúdo falso. Em período eleitoral, a situação se agrava ainda mais…

 

AGRADECIMENTO: Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais a recém-eleita deputada estadual mais votada da história de São Paulo (com mais de 2 milhões de votos), Janaína Paschoal (PSL) agradeceu aos ituanos pelo apoio durante sua campanha, bem como na votação. Na cidade de Itu, Janaína, conhecida por ser uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), obteve 11.037 votos.

DETERMINAÇÃO: Na última quarta-feira (17), foi aprovado na comissão de finanças, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de Lei de autoria do deputado estadual Rodrigo Moraes (DEM),que determina que todos os hospitais e maternidades do Estado, fiquem responsabilizados por realizar exame do tipo sanguíneo e seu RH, em todos os recém-nascidos e seus genitores sendo registrado em cadastro próprio.

OBJETIVO: O projeto do parlamentar, tem como intuito ligar à busca de pessoas desaparecidas, que é uma responsabilidade do Poder Público, uma vez que casos do gênero afetam e envolvem muitas pessoas e assim dar uma maior eficiência ao Banco de Dados, para que existam mais desfechos positivos.

SEQUÊNCIA: Embora o projeto de Lei tenha sido aprovado pela comissão de finanças do Legislativo, ainda terá de ser submetido a votação no Plenário da Assembleia Legislativa. Ao Periscópio, o deputado estadual Rodrigo Moraes comentou que isso não deverá levar muito tempo para acontecer.

DESPEDIDA: De forma melancólica o Ituano despede-se neste sábado da temporada 2018, diante do Novorizontino. Precocemente eliminado da Copa Paulista, o caminho agora é começar a pensar no Paulistão 2019 e tentar, finalmente, aliar trabalho, competência e sorte

 

VESTIBULINHO: Se iniciarão na terça-feira as inscrições para o Vestibulinho para o 1º semestre de 2019 da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). São 240 vagas para seis cursos gratuitos no período noturno e as inscrições devem ser realizadas pelo site fiec.com.br mediante pagamento de taxa (R$ 40). Para se inscrever, os candidatos deverão ter concluído o Ensino Médio ou comprovar que estão regularmente matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.

COLETA: Foi instalado em Indaiatuba o sétimo Ecoponto no modelo subterrâneo, no Jardim Oliveira Camargo. O modelo inibe invasões e vandalismo e torna o entorno do Ecoponto mais limpo; já os containers possuem um sistema de sonda que avisa quando a capacidade do tanque está no limite de armazenagem, o que facilita a programação das coletas.

PRÊMIO: A Prefeitura de Salto recebeu na última semana o prêmio de desempenho no Fórum de Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde. Foi considerado o trabalho conjunto entre Vigilância Epidemiológica e Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), pela qualidade nas ações desenvolvidas pelo programa de controle da tuberculose no município.

FUXISCÓPIO: Depois de analisar o cenário do 2º turno das Eleições 2018, o currupaco quer saber como ficará a situação de uma candidata a deputada estadual dentro de seu partido, uma vez que não se reelegeu e apoiou ao Governo do Estado de São Paulo um candidato de outro partido que não passou do 1º turno…