Dois Pontos – 24-12-16

Da Redação e colaboradores

A informação prestada a este jornal pelo prefeito eleito de Salto, Geraldo Garcia, segundo o qual deve haver um trabalho conjunto entre ele e o prefeito eleito de Itu, Guilherme Gazzolla, para criar uma solução duradoura no setor da saúde para ambos os municípios, com relação ao Hospital São Camilo, mostra uma extraordinária novidade política na região. Sim, porque, lamentavelmente, os políticos mais antigos de Itu e Salto sempre cultivaram uma evidente rivalidade entre os dois municípios, desprezando qualquer relação de colaboração entre ambos. Pelo jeito, a partir de agora, haverá uma parceria também em outros assuntos, além da saúde, para que Itu e Salto, com seus quase 300 mil habitantes somados, possam exercer mais influência política onde se fizer necessário. O ranço da rivalidade pode estar sendo substituído por saudável modernidade.

FICOU PEQUENO: A rápida e formal cerimônia de diplomação do prefeito e dos vereadores eleitos, ocorrida na semana passada, foi um tanto incômoda para os assessores e repórteres que estavam trabalhando. Isso porque o auditório do Sincomércio ficou extremamente lotado de parentes das novas autoridades, o que deixou tudo muito apertado.

ENCANTADOR: Não há melhor palavra para descrever o concerto de Natal apresentado pelo Coral Vozes de Itu no domingo passado, na Igreja do Bom Jesus. Com um repertório repleto de canções clássicas do período natalino, o grupo encantou os presentes. Destaque para o momento em que todos (público e músicos) entoaram juntos a música “Noite Feliz”.

SEM IMPOSTOS: Em uma época terrível para as finanças das prefeituras, já que a arrecadação de impostos caiu drasticamente com a crise econômica, é um cúmulo ver a ação dos já conhecidos ambulantes nas imediações do Mercado Municipal. Vale lembrar que, como a atividade é informal, não há o pagamento de tributos ao município, fazendo com que esses ambulantes concorram de forma desleal com os comerciantes legais.

LIVRES: Novamente a ação de flanelinhas e cambistas foi livre no entorno do Estádio Novelli Júnior. Dessa vez foi antes e durante o jogo das estrelas entre os amigos de Falcão e Wesley Safadão. Mesmo com a presença da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar os cidadãos operaram seus “negócios” de forma tranquila, incomodando o público presente.

REVITALIZAÇÃO: Aliás, é bom a próxima administração ver como está a situação da verba recebida para a revitalização da Praça Washington Luiz, localizada em frente ao Majestoso da Vila Nova. Há tempos o espaço necessita de uma grande reforma para se tornar num espaço de lazer e evento da cidade, tal qual a Concha Acústica de Salto.

DESRESPEITO: Muitos profissionais da imprensa reclamaram sobre a organização do jogo amistoso entre os amigos de Falcão e os de Safadão. Isso porque, tirando o órgão detentor dos diretos de transmissão, nenhum outro podia entrar no estádio com suas viaturas, tendo muitos profissionais problemas para deslocar seus equipamentos de reportagem. Além da distância, a chuva que se fez presente atrapalhou a logística.

CRISE: Faltando praticamente uma semana para o início da nova administração municipal, a população de Porto Feliz clama por medidas emergenciais na área da saúde. Isso porque, além de acumular uma dívida de R$ 2,7 milhões, a Santa Casa, devido a atrasos nos salários, se viu recentemente com ortopedistas e traumatologistas em greve.

FLORESTAL: É bem verdade que, nesta época de chuvas, o mato cresce mais que o normal. Mas é triste ver o estado da Praça Duque de Caxias, em frente ao Quartel de Itu. O mato, em alguns pontos, está chegando a quase um metro de altura…

ABANDONO: Por toda a cidade, mas principalmente na região central, os containeres de lixo estão simplesmente detonados. A proporção é de pelo menos dois a cada cinco containeres totalmente sem condições de uso. Todos, entretanto, estão sendo usados.

SIMPATIA: No último dia 16, o ator ituano Gabriel Chadan, atualmente na novela “A Lei do Amor” fez uma participação especial com a banda que faz parte (“Fulanos e Ciclanos”) no evento do CREAS, realizado no Rotary Club. Com muita boa vontade, o ator se mostrou pronto a atender todas as fotos e abraços dos fãs.

DE ITU PARA SALTO: Durante o anúncio do secretariado do prefeito eleito de Salto, Geraldo Garcia, ocorrido na última terça-feira (20), um nome chamou a atenção. Foi o de Anita de Moraes Reis. Atual secretária de Planejamento no Governo Tuíze, ela chega para ocupar a pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo em Salto.

MAIS UMA: E não foi só a secretária que Itu perdeu para Salto nesta semana. Em um de seus últimos atos como prefeito, Juvenil Cirelli anunciou esta semana que a empresa “Aqua do Brasil” está deixando a “Cidade dos Exageros” e se transferindo para Salto. O diretor executivo da empresa, Luciano Gasparini, disse que a mudança se deu “em virtude da dificuldade de acessibilidade junto a Prefeitura de Itu”. Todos os funcionários da unidade de Itu serão transferidos para Salto.

LEVOU TUDO: Nesta semana os vereadores ituanos começaram a esvaziar seus respectivos gabinetes. Mas nem todos foram embora de malas vazias. Teve vereador (ou seria vereadora?) que fez questão de levar para casa até as cadeiras que usou na Câmara. E mais: ainda tentou vendê-las para outro vereador. Tudo isso por causa de uns “troquinhos” a mais???

CATEDRAL DA FÉ: A Igreja Universal do Reino de Deus prepara a construção de uma “Catedral da Fé” em Itu. O prédio será erguido no local em que se encontra instalada hoje a igreja, na Rua Floriano Peixoto, esquina com a Praça Gaspar Ricardo. O projeto já está na Prefeitura e precisará do aval do novo prefeito, Guilherme Gazzola.

FUXISCÓPIO: Segundo o Currupaco, o pássaro mais fofoqueiro da cidade, o vereador eleito pelo PHS, Normino da Rádio, esteve junto a direção do partido tentando assumir o mesmo como presidente. Mas, não deu resultado. Assim, o PHS de Itu continua no comando do vereador Matheus Costa. Verdade ou lorota?