Dois Pontos – 25/08/18

Uma das manchetes da edição de hoje mostra que as empresas concessionárias de transporte público da cidade foram notificadas pela Prefeitura por uma série de problemas apresentados. Problemas esses que não vêm de agora, claro. Ônibus velhos sem limpeza e horários descumpridos são alguns dos apertos que passam os passageiros diariamente. A expectativa é que as multas e a pressão tanto do Poder Público quanto da população possam sensibilizar os manda-chuvas das companhias e que, um dia, possamos ter um transporte coletivo de qualidade – tal qual Indaiatuba, que possui frota nova com uma série de serviços aos passageiros. Tudo isso demanda investimento, é claro – e nessa época de vacas magras, todos se apertam. Mas também demanda boa vontade das empresas, que estão aí no comando do transporte municipal desde meados da década de 1990 e poderiam ter feito muito mais ao longo desse período… 

CAGED: De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil encerrou o mês de julho com a abertura de 47.319 vagas de emprego com carteira assinada, o melhor resultado para o período desde o alcançado em 2013. Em Itu, porém, houve retração de 89 postos de trabalho. 

MAIS UMA: Além dos 15 candidatos a deputados divulgados pelo JP na última edição de sábado, mais uma foi confirmada. Trata-se de Nancy Silveira (REDE), que concorre a uma vaga de deputada estadual pela coligação Rede Sustentabilidade/PMN. Ela tem 45 anos, é gerente e declarou patrimônio de R$ 22 mil.

MAIS OUTRA: E já chegam a 17 os candidatos da cidade. A dona de casa Debora Librelon (Avante), de 50 anos, será candidata a deputada federal. Ela não possui nenhum bem declarado. “Espero conseguir chegar, para poder trabalhar em prol de tudo que sempre defendi em mais de 20 anos de trabalho pela comunidade”, declarou em rede social.

ELOGIO: Durante o lançamento da candidatura do Missionário José Olímpio e de seu filho Rodrigo Moraes (ambos do DEM), a deputado federal e estadual, respectivamente, um cidadão, crítico ferrenho do Legislativo Ituano nas redes sociais, enalteceu a vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC), presente no evento.

PEDIDO: Ainda sobre o cidadão, este elogiou a postura da parlamentar na Câmara, pedindo para que a mesma seja candidata à Prefeitura nas próximas eleições municipais, marcadas para o ano de 2020. Nos bastidores, o nome da ex-deputada estadual vem ganhado força para tanto.

MOVIMENTAÇÃO: Mal foi iniciada a corrida eleitoral de 2018 e Itu já respira as eleições municipais de 2020. Até o momento, o cenário especulatório para a Prefeitura aponta, além de Maria do Carmo, o atual prefeito Guilherme Gazzola (PTB), Neto Beluci (PRB), o professor Anderson Silva (PT), Monica Seixas (PSOL) e alguém do grupo do deputado Herculano Passos (MDB) – talvez o próprio.

SUJEIRA: Na tarde da última quinta-feira (23), na Avenida Octaviano Pereira Mendes (Marginal), um homem foi flagrado jogando um saco de lixo dentro do córrego Taboão. Segundo pessoas que transitam pelo local com frequência, não é a primeira vez que o indivíduo polui o espaço.

NA LATA: A Glacial, cerveja fabricada em Itu pela Heineken, lançou uma edição especial que será comercializada em São Luis do Maranhão com o escudo do Sampaio Correa estampado na latinha. A ação da marca reforça uma parceria iniciada nos campeonatos regionais de 2018, quando a comercialização de cerveja nos estádios maranhenses voltou a ser permitida.

SINALIZAÇÃO: A Prefeitura de Salto iniciou a pintura e sinalização das principais ruas e travessas de diversos bairros do município. Dentre os trabalhos realizados estão a pintura de guias, faixas de pedestres, sinalização horizontal, faixas de retenção e pintura de lombadas.

ESTÁGIO: A Prefeitura de Porto Feliz está com vagas abertas para estágio em diversas áreas. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas de 3 a 9 de setembro através do site www.ciee.org.br. São oportunidades em áreas como Direito, Administração, Engenharia Civil e Educação Física, entre outras.

FUXISCÓPIO

Ricardo Giordani já está bem adaptado ao cargo de vereador. Participou nesta semana de eventos pela Câmara e, ao que tudo indica, poderá ficar no Legislativo e não se licenciar, como era cogitado. A conferir.