Dois Pontos Especial Câmara 06-02-16

FELIZ 2016: O presidente Marquinhos da Funerária fez questão de desejar um feliz 2016 a cada vereador presente na primeira sessão do ano, em especial ao vereador Olavo Volpato, seu vice, e toda a mesa diretora, que, segundo ele, tem o apoiado muito.

MUDANÇA: Um fato que chamou a atenção foi a mudança na mesa diretora. Apesar de Marquinhos da Funerária e Olavo Volpato continuarem, respectivamente, como presidente e vice, a função de 1º secretário passou ao vereador Professor Feital. Antes o cargo era de Nair Langue, que agora passa a se sentar entre Hermes Jabá e Balbina de Paula Santos.

HOMENAGEM: O ex-vereador Luiz Gonzaga Mendes Galvão, conhecido como Zezé Enfermeiro, falecido no último dia 12 de janeiro, foi homenageado, a pedido de Olavo, com um minuto de silêncio durante a sessão. Todos os vereadores também assinaram uma moção de pesar pela morte do ex-edil.

MAIS REQUERIMENTOS: Quatro novos requerimentos foram apresentados na sessão. Olavo apresentou dois: um sobre o andamento das obras da adutora Mombaça e outro sobre a retirada do material radioativo do bairro Botuxim. Dr. Bastos apresentou um novo sobre a Lei de Intempéries para os agentes de controle de vetores. Já Hermes Jabá fez um sobre o conjunto habitacional Alpes I e II. O de Bastos e o de Jabá serão discutidos na próxima sessão.

PEIXE: Uma das correspondências recebidas pela Câmara foi enviada pelo senador Romário. Por ser presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, o campeão mundial de futebol em 1994 respondeu um ofício encaminhado pela Casa de Leis ituanas sobre a diminuição de repasse de verbas federais ao “Sistema S”.

MUITAS MOÇÕES: Mais de 50 moções foram lidas durante o expediente da última sessão. Além das diversas congratulações apresentadas habitualmente, chamou atenção o número de moções de pesar. Isso porque muitas pessoas de renome, como o próprio Zezé Enfermeiro, vieram a falecer durante os quase dois meses de recesso da Câmara.

NALINI: O ex-presidente do TJ-SP, desembargador José Renato Nalini, foi um dos que receberam moção de congratulação. A homenagem foi prestada por Marquinhos da Funerária, pelo qual tem muito apreço, por ele ter assumido a Secretaria Estadual da Educação. No entanto, o vereador Givanildo Soares atentou a um erro na moção: não é ‘secretário de Estado’, e sim ‘secretário estadual’.

RAPIDEZ: A primeira sessão do ano foi marcada pela rapidez e falta de projetos em discussão. Apenas um foi votado, de autoria do Executivo – que foi aprovado por unanimidade. Por volta das 16h30 a sessão foi encerrada. Porém, a expectativa é que nas próximas semanas se prolonguem, uma vez que o presidente da Casa já deixou claro que quer colocar mais projetos em pauta.

FOLIA: Em virtude do Carnaval, a próxima sessão ordinária será realizada no dia 11 de fevereiro (quinta-feira), às 14h. Marquinhos da Funerária anunciou ponto facultativo na Câmara nos dias 8 e 9. O Legislativo volta a trabalhar na Quarta-feira de Cinzas (10), a partir do meio-dia.