Dois Pontos Especial Câmara – 20/09/17

REUNIÃO: Antes do início da sessão, boa parte dos vereadores participou de uma reunião com o superintendente da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) a respeito da situação hídrica do município. Estranhamente nenhum edil tocou no assunto, seja em discussão de projetos seja durante a Palavra Livre.

 

AUSENTE: O vereador Dito Roque, que recentemente passou por uma intervenção cirúrgica, está de atestado médico e não compareceu à sessão desta semana. O edil também deve se ausentar da próxima, já que o repouso está previsto até a semana que vem.  A ausência do decano foi sentida na sessão.

 

MEDALHA: Após retirarem o projeto que homenagearia o ex-prefeito Lázaro Piunti, os vereadores votaram na sessão desta semana a concessão da Medalha e Diploma Padre Bento ao Padre José Ignácio Sonsini, vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Louveira. A entrega da honraria será ainda este mês.

 

INVERSÃO: O vereador Reginaldo Carlota pediu a inversão dos trabalhos na sessão. O pedido, porém, foi rejeitado por 9 a 2 – apenas ele e Giva foram favoráveis. Maria do Carmo Piunti se justificou, dizendo que não tem nada contra Carlota, mas que só votaria a favor da inversão caso houvesse um motivo.

 

INVERSÃO II: O mais curioso da votação do pedido de Carlota foi a indecisão de alguns edis, que só levantaram para rejeitar a solicitação depois que o líder Luciano do Secom se manifestou. Em tempo: a inversão dos trabalhos tem sido algo corriqueiro nas sessões deste ano, ocorrendo quase todas as semanas.

 

VACINA: Sergio Castanheira voltou a comentar os números da Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. Segundo ele, já são mais de 9 mil animais vacinados. Após a sessão, o vereador comentou ao JP sobre algumas publicações a respeito de reações em cães e gatos que tomaram a vacina. De acordo com ele, foram apenas alguns animais alérgicos que tiveram e que as publicações foram feitas por pessoas “do contra”.

 

SP-79: Normino da Rádio comentou na Palavra Livre sobre uma reunião que teve a respeito das obras de duplicação da SP-79. Segundo ele, o número de passarelas previstas no projeto inicial diminuiu para apenas três. Já Giva disse que agora, pré-período eleitoral, vai aparecer muita gente falando ser o responsável pela obra. “Agora, as vidas que foram ceifadas ali não apareceu ninguém para assumir a responsabilidade”, declarou.

 

FEIRA NOTURNA: Muitos elogios foram feitos pelos vereadores à realização da primeira edição da Feira Noturna no Mercado Municipal. Praticamente todos os edis citaram o ocorrido. Porém, houve uma certa disputa para saber quem é o “pai da criança”, visto que Normino da Rádio e Henrique de Paula fizeram indicações para a realização de tal feira na cidade – o primeiro fez em abril, enquanto o segundo fez no mês de julho.

 

AUDIÊNCIA: No próximo dia 29 de setembro, acontece a audiência pública da Saúde. Maria do Carmo Piunti informou sobre a reunião, dizendo que espera a presença de todos os diretores da pasta. Ela pretende falar sobre assuntos como a mudança no transporte de passageiros oncológicos e o fim da distribuição de remédios para pacientes com plano de saúde.