Dois Pontos Especial Câmara – 23/05/18

PROCESSO: O vereador Reginaldo Carlota comunicou que ganhou processo movido pelo prefeito Guilherme Gazzola. No parecer, o juiz Helio Villaça Furukawa julgou improcedente a queixa-crime ajuizada pelo chefe do Executivo e absolveu o edil. Ainda segundo o parecer, as críticas de Carlota estão protegidas pela imunidade parlamentar do mesmo.

PROMULGADA: O prefeito Guilherme Gazzola promulgou a lei de autoria do líder Giva, que acrescenta o termo “polícia” à Guarda Civil Municipal. Tal propositura foi tema de muita discussão durante suas votações. Agora a proposta é Lei nº 1978, de 15 de maio de 2018.

DIVERSIDADE: Gazzola também encaminhou à Câmara o projeto de lei que inclui a Semana da Diversidade Sexual e Parada LGBTI+ (nomenclatura usada para designar gays, lésbicas e bissexuais, entre outros) no calendário oficial de eventos da cidade.

DE FORA: O vereador Wilson da Farmácia pediu a retirada do projeto de sua autoria que criava a Semana da Infância Sem Pornografia, que não foi bem recebido pelos pares. Já o presidente Mané da Saúde pediu adiamento por uma sessão do projeto que promove alterações em cargos da Guarda Civil Municipal.

MOÇÕES: Como de praxe, muitas moções foram apresentadas pelos edis. Uma delas, apresentada pelo vereador Reginaldo Carlota, não foi feita para nenhum ituano ou pessoa ligada à cidade: foi para a policial Kátia da Silva Sastre, que matou um ladrão na porta de uma escola na cidade de Suzano/SP.

APROVADOS: A Câmara aprovou ontem alguns projetos de denominação de via pública e de creche. Alguns foram em segunda discussão. Destaque para o projeto de autoria de Macruz, que dá nome de José Araújo Dias, o “Seo Zezé” da Associação Atlética Ituana, a uma via no Residencial Saint Paul.