Dois Pontos Especial Câmara – 25/04/18

RESPOSTA: A Secretaria Estadual da Educação respondeu requerimento de Luciano do Secom sobre possível falta de manutenção na escola “Salathiel Vaz de Toledo”, no Rancho Grande. A pasta “entende que não há falta de manutenção” na unidade escolar e destacou haver um cronograma de serviços, como poda de árvores e capina.

 

RECURSOS: A superintendência regional da Caixa Econômica Federal enviou ofício à Câmara informando o crédito de recursos financeiros, sob bloqueio, na conta vinculada ao convênio com o Ministério das Cidades para recapeamento de ruas do Parque Industrial e Jardim Europa. O crédito foi de R$ 574 mil.

 

VETO: O Conselho Municipal de Política Cultural protocolou um ofício pedindo o veto do polêmico “projeto dos flanelinhas”, que também engloba apresentações artísticas realizadas em rua. O documento aponta o que ficou decidido em reunião no dia 12 de abril, em que os conselheiros foram contrários ao PL.

 

PRESENTES: Um grupo de ocupantes da área do antigo cemitério “Pedra da Paz”, às margens da antiga estrada Itu-Salto, esteve presente na sessão desta semana. Eles não se manifestaram nem falaram com a imprensa. Na eminência do processo de reintegração de posse, é provável que eles apareçam com mais constância no Legislativo ituano.

 

ADIADO: O vereador Macruz adiou para a próxima semana o projeto de lei que cria a Semana de Ensino de Noções Básicas da Lei Maria da Penha em Itu. A propositura, muito elogiada por representantes do feminismo nas redes sociais, recebeu uma emenda de Dito Roque – o que pode ter causado o adiamento.

 

EMENDA: A emenda de Dito é polêmica, pois muda a essência do projeto. A ideia original de Macruz visava ensinar a lei nas escolas de educação básica da rede municipal. Já o decano da Casa mudou a ementa da propositura, querendo que os ensinos da Maria da Penha ocorram no EJA (educação de jovens e adultos).

 

REQUERIMENTOS: A vereadora Maria do Carmo Piunti apresentou dois requerimentos, que foram aprovados por unanimidade. Um deles questiona a Prefeitura a respeito do fechamento da clínica clandestina em que um interno foi espancado até a morte. O outro faz diversas perguntas a respeito da parceria com a Funvic, faculdade que patrocina o time de basquete feminino do Ituano.

 

APROVADO: Em primeira discussão, a Câmara aprovou projeto de autoria de Giva que dá o nome de Benedito José do Espírito Santo Xavier da Silveira (Ditinho Xavier) ao ginásio em construção do Bom Viver. A propositura foi muito elogiada pelos edis, que destacaram a importância de Ditinho – falecido ano passado – para o esporte ituano.

 

ÚLTIMA: A sessão desta semana foi a última neste formato. No próximo dia 2 de maio, as modificações aprovadas passam a valer, com a sessão tendo início às 16h. Mesmo após uma semana da aprovação, alguns edis não disfarçam o descontentamento com a alteração do dia e hora, considerando um retrocesso.