Dr. Rodrigo Tarossi assume a presidência do Conselho Fiscal da FPF

Dr. Rodrigo Tarossi assinando o termo de posse como presidente do Conselho Fiscal da FPF (Foto: Divulgação)

O advogado de Itu, Dr. Rodrigo Benedito Tarossi, assumiu a presidência do Conselho Fiscal da FPF (Federação Paulista de Futebol) na última terça-feira (31/01). Na oportunidade, também houve a posse do atual presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, para seu segundo mandato.

Juntam-se ao Conselho Fiscal Raquel Lima, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, e o ex-jogador William Machado de Oliveira, o Willian Capita (ex-jogador do Corinthians). O procurador de Justiça José Carlos Cosenzo e a eterna estrela do basquete Magic Paula permanecem no Conselho.

Tarossi está no Conselho Fiscal desde o mandato passado, tendo entrado como suplente, passando a ser titular durante a gestão. Agora, o advogado foi escolhido pelos demais membros do conselho para presidir o colegiado. “A nossa função é fiscalizar os atos administrativos de gestão, analisar contratos, a legalidade dos atos, das políticas internas e também opinar sobre os atos administrativos”, disse Tarossi à reportagem. As reuniões do Conselho Fiscal são mensais.

Tarossi destaca que a FPF é uma das maiores entidades desportivas da América Latina e a recente mudança nas transmissões dos campeonatos, agora realizadas pela própria entidade, com os direitos de exibição negociados com emissoras de TV aberta e fechada, além de serviços de streaming. Segundo Tarossi, muitos clubes têm como principal renda os valores repassados pela FPF dos direitos de transmissão.

O presidente do Conselho Fiscal também informou que a FPF realiza, além da organização dos campeonatos masculinos e femininos, da base ao profissional, diversas ações sociais. Ele exalta o atual presidente. “Tenho que elogiar o presidente Reinaldo, que ama futebol. A gente vê que ele faz isso por amor e tem uma enorme capacidade. Ficaria feliz se um dia ele pudesse chegar na CBF [Confederação Brasileira de Futebol]”, disse.

Posse de Bastos

A posse de Bastos foi oficializada na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, realizada na sede da entidade, com a participação dos clubes e ligas filiadas, incluindo a presença do presidente do Ituano FC, Dr. Ricardo Giordani.

Presidente da FPF desde 2015, Bastos foi reeleito por aclamação em pleito realizado em janeiro do ano passado. Também foram empossados Fernando Solleiro e Mauro Silva, vice-presidentes que compuseram com Reinaldo a chapa “União Pelo Futebol”, cujo mandato vai até 2026.

Durante a assembleia, também foram aprovados o relatório de contas e do balanço geral das atividades de 2022, ajustes no Estatuto, além da aprovação das propostas orçamentárias para o ano de 2023.