Elas irão viajar pela América do Sul dentro de uma Kombi

Luani, Marina e a cachorrinha Nalu durante uma de suas viagens. Agora, a jornada será pela América do Sul (Foto: Arquivo pessoal)

Já pensou em poder morar em qualquer lugar do mundo? Não ter um endereço fixo, poder conhecer novos locais a hora que puder e quiser, acumular histórias por onde passa… Essa é a realidade do casal Marina Campos Pereira, 33 anos, e Luani Fernanda Anhas, 34, que recentemente vendeu o apartamento onde morava e passou a viver dentro de uma Volkswagen Kombi. Agora, o objetivo delas é rodar a América do Sul.

Mah e Luh, como são mais conhecidas, moravam até quatro meses atrás em Sorocaba, mas resolveram viver de forma nômade. Há dois anos e meio, elas compraram a Kombi e a reformaram completamente, transformando-a em um “motorhome” – termo utilizado para definir os veículos equipados com espaço de convivência e facilidades encontradas em uma residência. O investimento foi de cerca de R$ 50 mil (sem contar o valor do carro) e foram elas mesmo quem colocaram “a mão na massa” e fizeram a reforma, conferindo todo o processo pela internet.

As duas trabalham com marketing digital, mas agora focam no grande projeto de vida: morar na Kombi e rodar o mundo. Há uma semana, as duas passaram a viver exclusivamente no veículo, rodando inicialmente pelo interior de São Paulo, onde possuem um compromisso profissional e também para visitar amigos, além de fazer todos os testes para a jornada maior.

E uma das paradas foi na casa de uma amiga de longa data, a nutricionista Amanda Sylvestre, que ofereceu suporte para elas no início da jornada. Porém, por conta do blecaute ocasionado pelo temporal de semana passada, Mah e Luh é que acabaram dando suporte para Amanda, já que no veículo ela pôde carregar o celular enquanto a energia de sua casa não voltava.

Vida nômade

Em janeiro de 2024 tem início a peregrinação pela América do Sul. O destino inicial é Ushuaia, na Argentina, conhecida como a “cidade do fim do mundo”, já que se localiza no extremo sul do continente. De lá, elas vão “subindo” pela Argentina, Chile, Bolívia e Peru, conhecendo destinos importantes. O planejamento inicial é ficar seis meses nessa rota, mas tudo pode ser remanejado. Depois, a ideia é conhecer locais no Brasil, especialmente no Nordeste.

Antes de resolverem viver de vez na Kombi, elas viajaram bastante pelo Brasil. Uma das experiências foi de 20 dias em Santa Catarina, ainda sem os recursos que o veículo hoje tem – para testar a resiliência, de acordo com Marina. “Hoje a gente mora em um hotel cinco estrelas”, brinca ela, comparando com a estrutura anterior. Agora, a Kombi tem autonomia de água e energia, além de cama, banheiro, geladeira, fogão e outros itens básicos de sobrevivência. Nessa viagem para o Sul elas conheceram outros viajantes, que deram dicas e suporte.

Mah e Luh contam que o espírito aventureiro vem de antes e que as duas já gostavam de acampar antes da decisão de morarem na Kombi. “Vamos fazer nove anos juntas e desde que nós nos conhecemos temos esse pique de viajar”, conta Marina, que destaca a sensação de liberdade de agora ser uma cidadã do mundo. Marina e Luani estarão acompanhadas da cachorrinha Nalu durante a jornada e irão compartilhar tudo pelas redes sociais. Para conferir, basta acessar o Instagram @kombivibes.