Elenco do Ituano Basquete é apresentado

Apresentação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Esportes, quinta-feira/ Foto – André Roedel

Na tarde da última quinta-feira (23), foi apresentado no auditório da Secretaria Municipal de Esportes o time do Ituano que irá disputar o Campeonato Paulista de Basquete Feminino 2018. O Ituano Basquete estreará na próxima sexta-feira (31), às 19h, diante do Bax Catanduva, no Ginásio Joaquim Dias (Associação Atlética Ituana).

Após a saída da Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC) de patrocinadora máster da equipe de basquete, a Prefeitura de Itu, juntamente com o Ituano e uma série de patrocinadores locais, deram continuidade ao projeto no município.

Durante a solenidade, o presidente do Ituano Futebol Clube, Vinícius Guitti, falou com entusiasmo sobre o projeto. “Além de engrandecer a nossa marca Ituano, chega com o  nosso objetivo de se desenvolver em outros esportes. Será um projeto de sucesso. Com certeza buscaremos o título paulista. A gente tem conseguido com o futebol e o basquete resgatar esse amor da sociedade”, disse.

Presente no evento, o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) disse que vê na equipe a oportunidade de formar novas gerações na modalidade. “Um dos melhores temas do esporte é o exemplo, traz a garotada para desenvolver. Já ficou provado que o basquete tem um público significativo, além de levar o nome do Ituano. Não se pode fazer um projeto e não dar continuidade. Queremos fazer de Itu a capital do basquete feminino”.

O chefe do Executivo comentou ainda sobre a saída da FUNVIC. “Acabou se chegando a um consenso. Foi uma saída amigável. Agora é Prefeitura, patrocinadores e Ituano. Vamos fazer uma ligação entre o time e a cidade. Vamos investir muito nisso”, relata.

Secretário de Esportes, Douglas Boschetti compara a sequência do projeto como um nascimento. “Agora é uma etapa nova. 100% de Itu. A Secretaria está muito esperançosa, que possamos fazer um grande campeonato. Um time novo, um projeto nosso. É como se realmente, agora, estivesse nascendo um filho nosso. Um filho ituano. Estou muito feliz”. 

Sobre o time

Ao todo, foram apresentadas nove jogadoras para a disputa do estadual, sendo quatro delas (Kelly, Joice, Palmira e Monique) remanescentes do elenco que disputou a Liga de Basquete Feminino neste ano. Para o treinador Antônio Carlos Barbosa, que segue no comando técnico, a equipe virá forte. “Permanecemos com o núcleo do time. A Monique, embora tenha sido pouco utilizada, vejo nela um grande potencial e, além disso, contratamos novas jogadoras, visando uma  melhora no nível geral da equipe. Conseguimos. Temos uma equipe forte, altamente competitiva, embora vamos começar um campeonato com pouco tempo de treinamento, é um campeonato mais longo que você tem a possibilidade de disputar o título”.

Assistente de Barbosa na equipe, Elis Regina Schanoski, que possui a experiência de ter sido jogadora, além de já ter treinado times masculinos e femininos, falou ao Periscópio sobre sua atuação no elenco. “Além de atuar diretamente na assistência, sou um elo entre o time, a secretaria e por ser mulher a gente fica um pouco mais próxima dos problemas das meninas, tentando administrar”.

Recém chegada ao grupo, a jogadora Carol, de 24 anos, comenta sobre a expectativa para o estadual. “Quero agradecer ao Ituano pela oportunidade, está sendo um prazer estar aqui ao lado de meninas experientes com currículos excepcionais e a expectativa é sempre a melhor possível de poder ajudar o time, a cidade e fazer um bom campeonato e ter um resultado positivo para a sequência de campeonatos”.

Remanescente, a atleta Palmira, de 34 anos, vê o Ituano forte para a disputa. “É uma equipe diferente, jogadoras com um pouco mais de experiência. Já é visível o entrosamento, apesar de pouco tempo. É uma equipe que vem forte, quem sabe brigando entre as quatro primeiras e uma possível final”, conclui.

Lista das jogadoras do Ituano Basquete:

Carol (24 anos – veio do Recife)

Gabi (22 anos – veio do Sport Recife)

Joice (31 anos – no Ituano desde o início de 2018)

Kelly (38 anos – no Ituano desde o início de 2018)

Luana (26 anos – veio do Sampaio Corrêa)

Mailinha (25 anos – veio do Presidente Venceslau)

Carolzinha (23 anos – veio do Recife)

Monique (22 anos – no Ituano desde o início de 2018)

Palmira (34 anos – no Ituano desde o início de 2018)