Em Salto, GCM passa a operar com rede de radiocomunicação digital

As armas foram adquiridas com o objetivo de proporcionar as equipes especializadas da GCM maior possibilidade de defesa, diante das ações criminosas mais violentas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Salto)

Neste mês de setembro, a Guarda Civil Municipal de Salto passou a operar com um novo recurso: a rede de radiocomunicação digital.

Ao todo, foram adquiridos 30 rádios fixos e 32 rádios móveis e, para o perfeito funcionamento, foi reestruturado todo o sistema de antenas e repetidoras de sinal com equipamentos modernos.

Dessa forma, a comunicação ocorre com maior nitidez e sem perda de sinal. Além disso, o sistema é protegido e impede que outras pessoas ouçam ou interfiram de qualquer forma na comunicação, o que era um dos principais problemas do sistema anterior.

Armamento

E ainda falando em melhorias para a Guarda Civil Municipal, em agosto a corporação recebeu três fuzis modelo T4 calibre 5.56×45 em plataforma AR.

As armas foram adquiridas com o objetivo de proporcionar as equipes especializadas da GCM maior possibilidade de defesa, diante das ações criminosas mais violentas.

Recentemente, a Guarda Civil Municipal interviu em duas ocorrências de grande vulto, sendo um roubo de carga avaliada em mais de um milhão de reais e a apreensão de mais de uma tonelada de maconha.

Para a utilização dos armamentos, os GCMs passaram por treinamento teórico e prático específico, com matriz curricular que está em desenvolvimento, seguindo diretrizes mínimas determinadas pela Polícia Federal.

Além das armas, a GCM recebeu também munições novas para substituir as que estão em uso, por todos os agentes, para os treinamentos periódicos durante Estágio de Qualificação Profissional anual, para a formação de novos Guardas e para suprir 80 novas Pistolas Glock, que foram adquiridas e serão entregues em breve.