Em sessão do impeachment, Herculano e José Olímpio dedicam voto a Itu

Favoráveis ao afastamento da presidente, deputados da cidade ganharam minutos a mais de destaque na transmissão da votação na TV

Por: LUCAS GANDIA

 

herculanoCom 367 votos favoráveis e 137 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou no último domingo (17) o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Conforme o “Periscópio” já havia adiantado na edição de sábado (16), os deputados federais eleitos por Itu, Herculano Passos (PSD) e José Olímpio (DEM), votaram a favor do impedimento da líder do executivo nacional.

Para Herculano, a votação foi mais calma que o esperado. “Eu achava que o PT (Partido dos Trabalhadores) não entregaria tão fácil. Eles estavam confiantes na vitória; durante a semana os deputados petistas disseram que sairiam vitoriosos, até para criar um clima otimista entre eles. Independente disso, eu estava muito confiante que o impeachment passaria. Meu voto já havia sido declarado há um mês”, afirma.

Ze OlimpioSegundo José Olímpio, o posicionamento favorável ao impedimento foi de encontro às expectativas dos seus eleitores ituanos. “O povo estava clamando por isso desde antes da votação, mas estou até assustado com o apoio que tenho recebido desde que voltei de Brasília”, observa. “Me orgulho por ter começado minha trajetória como vereador em Itu e, agora, como deputado federal, poder participar de um momento tão importante para a história do país”.

Confiança

Na tarde de ontem (18), o pedido de impeachment foi entregue ao Senado. Os senadores poderão manter a decisão dos deputados e instaurar o processo ou arquivar as investigações, sem analisar o mérito das denúncias contrárias à presidente.

Confiante no afastamento de Dilma, Herculano enfatiza o papel popular do Congresso. “O difícil já foi; o resto agora é fácil. Até porque não tem jeito de ser diferente. São 513 deputados que representam a população. No caso do Senado, são 3 indicados por Estado. Como os senadores podem ir contra a opinião dos representantes do povo?”, questiona.

José Olímpio, por sua vez, se diz convicto da capacidade de governabilidade do vice-presidente Michel Temer (PMDB), caso a queda de Dilma se confirme. “Ele é uma referência. Aliás, tive o prazer de ser aluno dele na Faculdade de Direito de Itu; é um grande constitucionalista. Ele tem totais condições de formar um grupo de coalizão para unir o Brasil. Essa é a nossa esperança”, reforça.

“Papagaios de pirata”

Durante a transmissão televisiva da votação no Congresso, os dois deputados de Itu garantiram mais tempo em frente às câmeras do que os dez segundos previstos para cada voto. Apesar de ter aparecido diversas vezes ao lado da cadeira do presidente da casa, Eduardo Cunha (PMDB), José Olímpio garante o posicionamento não foi proposital. “Não houve estratégia, até porque eu tenho um relacionamento muito bom na área em que eu atuo, na Comissão da Família. Então outros deputados pediram que eu também estivesse na mesa da bancada”, pondera.

Apesar de ter acompanhado de perto os votos de alguns colegas, Herculano diz ter ficado surpreso quando soube que estava aparecendo na televisão. “A gente deve participar de todos os debates – e é lógico que, se você está perto, consegue ouvir melhor o que está sendo discutido. Mas isso também depende de sorte; tem tanta câmera que a gente não sabe qual está no ar. Depois de um tempo me ligaram e disseram para ficar naquela posição porque estava bom. Eu até ia sair antes, mas depois preferi ficar um pouco mais naquele lugar”, brinca.