Encanamento: saiba como escolher e desentupir os canos da sua casa

Você não vê o encanamento da sua residência, mas isso não quer dizer que este mereça ser esquecido. Entenda

Toda construção possui encanamento, seja de água, de gás ou de ar. O encanamento fica invisível aos olhos, mas isso não significa que estes não devem ser supervisionados. A manutenção dos encanamentos é feita por profissionais de encanamento e canalizações, os encanadores ou canalizadores.

Encanamento (ou canalização) é a construção ou estrutura de transporte de algo através de tubos. O material dos canos é resistente o suficiente para aguentar a pressão do material transportado (geralmente líquido).

Na hora de construir sua casa, é ideal que você procure por materiais certificados pelo Inmetro, pois produtos sem essa certificação não possuem garantia de qualidade, e isso pode acarretar problemas futuros de construção e mau funcionamento dos canos. Muitas vezes, as reformas necessárias saem mais caras do que a construção em si.

 

Desentupindo o encanamento

Quem nunca precisou chamar um encanador para desentupir canos de pia de banheiro, de cozinha, ou até ralo? Esse problema é mais comum do que se imagina, e pequenas atitudes podem tornar esse processo de desentupimento mais simples. Confira dois métodos para desentupir canos, além do mais conhecido (sucção com o desentupidor):

  • Coloque um pouco de detergente na louça do cano que estiver entupido e lembre-se de garantir que o registro foi fechado e que não há mais água no cano. Após, jogue água fervente no cano e aguarde até que o desentupimento aconteça;
  • Coloque duas colheres de fermento em pó no ralo do cano que está entupido, despeje água fervente no ralo e então aguarde a solução efervescente que vai surgir.

 

Fotos: Divulgação

Um comentário em “Encanamento: saiba como escolher e desentupir os canos da sua casa

  • 26/03/2019 em 13:10
    Permalink

    gostaria de saber preço para uma casa pré fabricada tipo T2
    com 2 casas de banho
    com estrutura metálica galvanizada e painéis incombustíveis
    , com janelas de vido duplo . De dimensões reduzidas. Obrigado.
    A instalar em Mouriscas- Abrantes junto da A23. para substituir casa em ruina.

Os comentários estão desativados.