Encontro ACII: empresários e secretários discutem os caminhos para o fim da crise

O Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (TEMEC) recebeu na última quinta-feira (02) um debate de alto nível, com um bom público. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Itu com a APS Marketing, e apoio do Periscópio, Rádio Cidade FM 104,7 e diversas empresas de prestígio na cidade, o 2º Encontro ACII teve como tema “A Crise Passou?” e reuniu empresários, secretários municipais e membros da sociedade civil.

Mediado pela jornalista Fátima Turci, o evento que foi gratuito e aberto à população contou com as opiniões do presidente da ACII, Rafaello Lorenzon; do secretário de Planejamento, Plínio Bernardi Junior; do secretário de Educação, Walmir Scaravelli; do gerente regional do SEBRAE-SP, Alexandre Martins; do CEO da Têxtil Santa Rita e diretor adjunto regional Itu da FIESP, Felipe Nicolau Khoury; e do proprietário do Restaurante e Sítio Cafundó e diretor de marketing da PROTUR, Fernando Faccioli.

Economista, Plínio culpou algumas ações de “populismo econômico” de direita e esquerda como motivadores da crise. “Nós precisamos de um ambiente político que nos permita sair da crise. E a gente espera que esse ambiente aconteça nas próximas eleições”, ponderou o secretário. “O pior já passou, mas nós ainda estamos no fundo do poço. Paramos de cavar para baixo pelo menos. Estamos no momento de pensar a sair”, prosseguiu.

Sobre a situação em Itu, Plínio disse que é necessário capital humano. “Nós estamos capacitando pessoas. E a gente gostaria que o empresariado se aproximasse para que a gente possa capacitar mais ainda”, solicitou o secretário, destacando que na parte da infraestrutura nem tudo poderá ser feito, mas coisas que não são observadas “a olho nu”, como a desburocratização de processos, já começou.

Já o secretário Walmir destacou a importância da Educação como alavanca para a saída da crise, mas também apontou que um problema que precisa acabar para que o Brasil entre no caminho da prosperidade econômica novamente é o fim da impunidade – comentando casos em que políticos usam o cargo para livrar colegas de impeachments e cassações e não avançam em projetos.

Menos otimista, ele disse que “estamos longe de sair da crise”. “Concordando com o Plínio, nós só paramos de cavar o buraco, mas estamos no fundo do buraco ainda. Eu acompanhei no último ano muitas empresas reduzindo a uma fração do que eram”, apontou.

O secretário também é proprietário da Mega Sistema e deu sua opinião como empresário. “A minha empresa tem 33 anos e eu já vivi três ou quatro crises, todas elas de um ano ou dois anos. Essa é a primeira que eu estou vendo que está entrando no quarto ano. Ouvi um comentário recentemente que essa é a pior crise desde Floriano Peixoto”, afirmou.

Já Alexandre Martins destacou o potencial turístico da cidade e apontou o setor como um capacitor para a saída da crise – momento em que foi aplaudido pelos presentes. Faccioli, por sua vez, destacou a criação recente de uma agenda (Guia Itu) para centralização de eventos que ocorrem na cidade, fomentando assim o turismo e a cultura – e visando acabar com a “tradição” dos ituanos de não prestigiarem as atrações e estabelecimentos locais.

União

Ao Periscópio, o satisfeito presidente da ACII, Rafaello Lorenzon, destacou a participação dos empresários no evento e a palavra-chave que permeou a noite: união. “Realmente unir os esforços, porque cada um, dentro de seu papel, é claro, tem um público, tem alguém que ouve e pode somar”, disse o mandatário da entidade. “Pra mim, participação e união foi o que ficou muito evidente no debate”.

Rafaello também rebateu algumas críticas que surgiram de que o evento da ACII seria político. “Às vezes é a pessoa que nem procurou saber direito o motivo do evento e já se posiciona negativamente, pejorativamente. A gente vê muito isso hoje em dia com a força as redes sociais. Pessoas que reclamam nas redes, mas não são capazes de vir num evento desse”, declarou o empresário. (André Roedel)