Enem: o que o estudante precisa saber para a prova

Neste domingo (17), primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a mesma será composta por redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e outras 45 de Ciências Humanas. Já no dia 24, serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões (que serão abertos às 11h30 e fechados às 13h, horário de Brasília) e sem a máscara de proteção contra a Covid-19.

O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel.

Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-la.

Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.

A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

O descarte da máscara de proteção contra a Covid-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.

A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a Covid-19. As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame.

O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei nº1 4.019, de 2020.

A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverá respeitar os protocolos de prevenção. Não esqueça seu documento de identificação com foto em nenhum dos dias da prova. É obrigatório que você apresente a sua carteira de identidade antes de entrar na sala em que você irá fazer a prova. Os documentos aceitos para a prova são: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e carteira de trabalho. Se você perdeu seus documentos ou foi roubado, é preciso que você apresente um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova.

Preta é a única cor de caneta aceita no Enem. Por isso, não leve nenhuma outra cor de esferográfica. A tradicional azul deve ficar em casa nesse dia. Além disso, a sua caneta preta deverá ter um tubo de carga transparente, para evitar colas.