Erika Hilton é “líder da próxima geração”, segundo a revista “Time”

Erika Hilton para a revista “Time” (Foto: Pétala Lopes/Time)

A revista estadunidense “Time” publicou nesta semana o especial “Next generation leaders” – ou líderes da próxima geração. Entre as 20 jovens lideranças de várias partes do mundo (como os atores Timothée Chalamet e Anthony Ramos, por exemplo), destaque para duas mulheres brasileiras: a cantora Iza e a vereadora de São Paulo Erika Hilton (PSOL), de 27 anos.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara paulistana, Erika foi a vereadora mais votada do Brasil em 2020. Mulher transexual, negra e ativista, ela é descrita como “a política trans que está lutando por mudanças no Brasil, apesar do perigo”. “Se você fica paralisada, não consegue chegar aonde deseja ir”, declarou a vereadora à revista.

Erika Hilton morou durante a adolescência em Itu e chegou a se candidatar a vereadora nas eleições de 2016, na chapa que lançou Mônica Seixas à prefeitura. Ambas foram eleitas à Assembleia Legislativa dois anos depois, pela Bancada Ativista.

Antes, ficou conhecida por sua luta para obter a impressão de seu nome social na carteirinha de ônibus. Na época, o JP foi um dos primeiros veículos de comunicação a noticiar o episódio. Ela acabou conseguindo.