Escapamento esportivo para motos: como escolher

Os apaixonados por motos estão sempre em busca de peças e acessórios que possam melhorar o desempenho de suas máquinas e também deixá-las mais bonitas. As mudanças de peças podem ser feitas, desde que estejam de acordo com as leis de trânsito e com a legislação vigente. Um desses temas é o escapamento esportivo para motos.

É preciso ter alguns cuidados na hora de sua escolha. Primeiramente, é preciso saber qual a finalidade de trocar o escapamento comum por um esportivo. Quais são os benefícios? O princípio básico de um escapamento esportivo é aumentar a velocidade da saída dos gases do escapamento.

Ele serve também para mudar ou melhorar a frequência (relativa a uma RPM) de ressonância dos gases. Teoricamente, esse fenômeno ocorre quando a rotação em que o fluxo pulsante de saída puxa os gases que estão na porta das válvulas de escape.

Um escapamento original vem com a função de regular emissões e ajustar o nível de ruído, o que acaba por comprometer a maximização da potência. Trocando o escapamento original por um esportivo, você consegue manter a potência, ao mesmo tempo em que mantém as funções do escapamento original.

 

Como escolher

Existe a opção de trocar somente a ponteira ou trocar todo o sistema. Trocando somente a ponteira, o ganho vai ser maior na liberação da velocidade de saída dos gases do que numa “afinação” perfeita do efeito acústico que otimiza a exaustão dos gases queimados. Para ter a função completa do escapamento, você deverá trocar o sistema todo (coletor e ponteira) por um que atenda as suas especificações de curva de potência.

Esta é a primeira escolha a fazer: preciso trocar todo o sistema ou somente a ponteira? É preciso ter em mente que trocar todo o sistema vai sair bem mais caro, mas você terá um motor totalmente alterado, com remapeamento da injeção e ignição para um aproveitamento completo do sistema. Já se escolher pela troca da ponteira somente, vai alterar basicamente o ruído e um pouco de aceleração, refazendo o mapa de injeção.

 

O material

As ponteiras de escapamentos podem ser encontradas em diversos materiais: aço inox, alumínio, titânio ou fibra de carbono. A maior diferença entre elas está no preço e no peso. Portanto, se você usa sua moto para competições, com certeza vai preferir um material mais leve. Nesse caso, a ponteira de titânio é a mais indicada. Mas é uma das mais caras.

As mais baratas normalmente usam o alumínio ou o aço inox. O alumínio também um material leve, mas nem tanto quanto o titânio. O problema é que elas se amassam com facilidade e se esquentam muito, demorando para esfriar. Isso pode ser um problema para quem deixa a moto perto do tráfego de pessoas, principalmente crianças.

Já as de aço inox são mais pesadas, e também demoram para esfriar. Se você deseja uma ponteira que seja bonita, não esquente muito e esfrie rapidamente, prefira as de fibra de carbono. Além disso, são mais resistentes e também são leves. Porém, são mais caras.