Escolas públicas de Itu se prepararam para o Enem
No domingo (05), aconteceuem todo o Brasil o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Aproximadamente 4 milhões de pessoas estão inscritas para o exame no país.
No primeiro dia, os candidatos responderam às provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a Redação, que teve como tema “Desafios para o o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
No próximo domingo (12), serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. A divulgação do gabarito está prevista para 24 de novembro e o resultado do Enem 2023 será divulgado em 16 de janeiro de 2024.
De acordo com o Governo do Estado de Paulo, muitas escolas da rede se prepararam para o exame de maneira especial. Na programação, aulas diferenciadas, grupos de estudo, revisão de conteúdo e até uma pausa nas atividades com “sessões” de relaxamento para diminuir a ansiedade dos estudantes.
Em Itu, na Escola Estadual “Professor Anthenor Fruet”, no bairro Cidade Nova, a preparação foi intensa. Ao Periscópio, o professor de história e geografia Rodrigo Paulino comenta a respeito. “Falar sobre o Enem é algo que mexe comigo, pois minha história está totalmente ligada com esse exame. Após o meu Enem, disputei minha bolsa via ProUni, consegui uma bolsa 100%, em História”, recorda.
O educador destaca que sempre conta essa história para motivar seus alunos, pois a instituição possui um histórico de estudantes que são bolsistas em diversas faculdades. “Isso é motivo de orgulho para nós das escolas públicas, e evidência do trabalho executado o ano todo pela equipe de professores”.
Como preparação, Rodrigo explica que utiliza o projeto “Aluno Olímpico”, em que os estudantes disputam todas as olimpíadas da educação. Isso faz com que os alunos consigam maior rendimento na hora da avaliação, e também de forma antecipada consigam a tão sonhada bolsa de estudos, pois o Governo Federal oferece bolsas a estudantes medalhistas, além de bolsas de iniciação científica, via CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
“Costumo dizer que o preparatório para o Enem deve começar já no primeiro ano do Ensino Médio, com simulados, que vão fazer o estudante se acostumar com provas extensas.
Sempre digo a eles que o Enem é uma maratona gigante, e para não sofrer, devemos executar diversas vezes as provas dos anos anteriores. Outras dicas são passadas: alimentação, sono, rotina de exercícios físicos, além da questão psicológica”, explica.
Estudante da escola do Cidade Nova e filho de Rodrigo, Samuel Paulinho, de 17 anos, fará o Enem e comenta a expectativa. “Me sinto preparado para fazer o que meu pai e minha mãe fizeram, conquistar a bolsa em uma faculdade, e trazer orgulho para minha família, assim como construir um novo tempo em minha vida”.
Ex-aluna da instituição, Lorrany Angel Souza Leite da Silva prestou o Enem no ano passado, conseguindo bolsa para cursar Artes Visuais na Faculdade Claretiano. “Agradeço o apoio de todos os meus queridos professores, em especial, do professor Rodrigo, que incentivou toda a minha turma, durante o ano todo”, contou.
“Posso dizer que meus professores se doaram ao máximo, entregaram tudo na sala de aula, seja por meio de cursinhos, ou aulas preparatórias, o nível ficou muito elevado, pois tanto os professores e alunos, sabem que essa é a chance de nossas vidas, quem vem da periferia, sabe que é justamente pela educação, que vamos poder nos libertar da baixa renda, e ter uma chance real no mercado de trabalho”, acrescenta Samuel.
O que foi mais importante para que eu conseguisse aprender o bastante pro Enem, e acredito que não teria conseguido sem, foi a forma que os professores trabalharam para nos ensinar os conteúdos que cairiam na prova do Enem”, destaca a estudante.
Diretora da Escola Estadual Professor “Pery Guarany Blackman”, Ana Luísa Mack Brock explica ao JP que na instituição, situada na Vila Roma, foi elaborado um efetivo plano de ação para a preparação dos alunos do Ensino Médio para o Enem.
“Além do trabalho dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula, contou com a participação de outros componentes curriculares. Inclusive nas aulas de Aprofundamento Curricular. Além desse plano de ação, nossa escola trabalha há muitos anos com o Projeto ‘Competência Leitora e Escritor’, que visa à prática de produção escrita nos moldes das propostas de redação do Enem”, destaca a educadora.
Sobre o tema da redação deste ano, a diretora comenta. “Nossos docentes acreditam que possa ser algo ligado à Sustentabilidade Humana, como, por exemplo, os efeitos da seca, ou então a garantia de uma alimentação sustentável num país em que muita gente ainda passa fome”, conclui.