Escritora ituana lança novo romance nesta sexta-feira

 

“O Espinho da Bouganvillea” aborda temas como o machismo e relacionamentos abusivos. Lançamento ocorre no Plaza Shopping

 novo-livro

A escritora ituana Mônica Candiani lança nesta sexta-feira (6), a partir das 19h, na livraria Nobel do Plaza Shopping Itu, seu segundo romance. Trata-se de “O Espinho da Bouganvillea”, que conta a história de Laura, que se vê totalmente perdida e presa a uma relação doentia que a consome, tendo que lutar todos os dias para se libertar dessa situação.

A publicação da editora Metanoia aborda em suas 81 páginas diversos temas, como machismo, relacionamento abusivo, aborto, psicopatia, perda de identidade e adoecimento mental, mas também traz uma mensagem de esperança mostrando o valor do apoio, da empatia e da sororidade entre as mulheres.

“A ideia de escrever ‘O Espinho da Bouganvillea’ surgiu a partir do convívio que tive com várias mulheres que não conseguiam se libertar de relacionamentos extremamente abusivos, que envolviam agressões físicas e psicológicas”, explica a autora, que se inspirou no trabalho da terapeuta Robin Norwood, ‘Women who love too much’ (‘Mulheres que amam demais’).

“A autora mostra uma similaridade entre a dificuldade de sair de um relacionamento abusivo e sair de uma dependência química. Ao longo da minha vida, também fui vítima desse tipo de relacionamento e percebi o quanto nossa sociedade costuma culpar a mulher. Falta empatia e sororidade. Espero, com esse livro, contribuir para que as mulheres se apoiem mais, julguem menos e caminhem unidas na luta contra o machismo”, finaliza Mônica.