Espaço Acadil: Alerta! Nós precisamos da paz

Por Poeta Sidarta Martins
Cadeira nº 20 I Patrono Luiz Gonzaga Moraes

           Nós, os seres ditos humanos, estamos nos destruindo, e a uma velocidade espantosa.

            Fomos, aos poucos, destruindo nossas florestas, nossos rios, poluindo nosso ar, poluindo nossa atmosfera e biosfera sem “dó nem piedade”, como diz o ditado popular.

            Escravizamos e matamos nossos semelhantes, brancos, índios, negros…Tudo em nome da ganância.

            Nosso planeta azul pode suprir a todas nossas necessidades e muito mais… O poder é uma quimera, sem razão, sem justificativa.

Sem a atmosfera e sem a biosfera não existiremos também, sem nossos semelhantes, qual a razão da existência?

            Em um momento importante de lucidez e consciência os Seres Humanos criaram a ONU e escreveram, a muitas mãos, em 1948, a Carta dos Direitos Humanos, que em 2023 completa 75 anos.

           Olof Palmer, ex-primeiro-ministro da Suécia, conseguiu, em 1972, reunir em seu país, para o primeiro encontro mundial sobre meio ambiente, um grupo de pessoas bem-intencionadas, e conscientes também, que escreveram a “Carta da Terra”, para mim um dos mais importantes documentos sobre a preservação da Humanidade, depois da Carta dos Direitos Humanos.

            Se levados a sério, e saírem do papel, essas duas “Cartas”, por si só, já servem para promover a paz mundial e a harmonia entre os homens.

            Todos os seres humanos conscientes, e de boa vontade, precisam se unir contra a destruição da vida humana no Planeta Terra.

            A Terra, como planeta, continuará seu caminho pelo Universo, muitas outras vidas sobreviverão, mas não os Seres Humanos.

            É uma ilusão acharmos que podemos tudo, que daremos um jeito…

           Não!

            Onde estão os dinossauros e seus primos, terráqueos ou aquáticos?

            Eles eram bem mais fortes que nós, ditos humanos.

            As baleias e os tubarões resistiram – até a chegada do homem!

            Uma guerra afeta toda a civilização, e é responsabilidade de todos, e de cada ser humano. Uma guerra nuclear não só destruirá bilhões de vidas como inviabilizará a existência humana como a conhecemos atualmente.

            Há que se repensar urgentemente nossa omissão e nossa passividade perante os graves fatos que estão acontecendo no planeta.

            Precisamos gritar, aos quatro cantos, que necessitamos da PAZ para continuarmos, não de picuinhas, de ódio, de disputas infundadas.

            Precisamos da PAZ, não precisamos da guerra!

           Artistas, intelectuais, pais, médicos, engenheiros, professores, jornalistas, militares, políticos, todos, todos, unidos, a uma só voz, precisamos agir, mas agir urgentemente e de forma sinérgica, para que possamos ser ouvidos.

            Nosso “Grito de Alerta” precisa ser ouvido nas ruas, avenidas, escolas, templos, teatros, cinemas, assembleias, congressos, espaços públicos e privados.

          Mãos à obra!

          Não há mais tempo!